Uso de Tablets nos Processos de Ensino e de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso realizado durante a pandemia de COVID-19

Maurício Bones Figueiró, Sidnei Renato Silveira

Resumo


  Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a qualificação de docentes para a aplicação de tablets nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo empregados na alfabetização e no letramento. A qualificação proposta visou a auxiliar os professores no planejamento e na inserção das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) em suas aulas. O estudo de caso compreendeu uma pesquisa bibliográfica em relação à utilização das TDICs no Ensino Fundamental I, além de abordar o uso de aplicativos educacionais, como uma alternativa pedagógica no aprendizado dos alunos. Para isso, identificou-se a metodologia Mobile learning ou (aprendizagem móvel) que possibilita aos estudantes aprenderem em qualquer lugar ou a qualquer momento por meio de dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Este processo ganha força principalmente no momento onde nossas escolas foram fechadas devido à pandemia de COVID-19. Percebeu-se que o uso dos tablets educacionais influenciou no processo de maneira positiva por meio dos aplicativos que foram cuidadosamente instalados. Além disso, ficou claro que é de extrema importância que existam qualificações aos docentes, para que os mesmos possam inserir adequadamente as TDICs em sala de aula. 

Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação; Tablets; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


BELAN, P. A.; NERY, E. P.; ARAÚJO, S. A. Software para auxílio à pré alfabetização infantil baseado em reconhecimento inteligente de caracteres manuscritos. In Brazilian Symposium on Computers in Education Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. V. 1, No. 1, pp. 74-81, 2005. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/394. Acesso em 17 jul. 2020.

COSTA, D. Estabelecido plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/seduc-estabelece-plano-de-acoes-para-as-escolas-estaduais-durante-o-periodo-de-suspensao-das-aulas. Acesso em 17 jul. 2020a.

COSTA, D. Começa implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/comeca-implantacao-das-aulas-remotas-na-rede-estadual-de-ensino. Acesso em 17 jul. 2020b.

DÂMASO, L. Tecnologia na Educação: professores adotam apps e computadores em sala de aula. 2014. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/professoras-adotam-aplicativos-e-computadores-em-sala-de-aula-no-brasil.html. Acesso em 27 abr. 2020.

ESTADÃO. Economia. IBGE: 35,7% dos brasileiros vive sem esgoto, mas 79,9% já tem acesso à internet. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/11/06/ibge-357-dos-brasileiros-vive-sem-esgoto-mas-799-ja-tem-acesso-a-internet.htm. Acesso em 10 abr. 2020.

FINIZOLA, J. S.; DANTAS, A.; SANTANA, R.; NEVES, T. Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. 2016. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, 14(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/70666. Acesso em 17 jul. 2020.

GOOGLE PLAY. Site de aplicativos do Google. 2020. Disponível em https://play.google.com/store/search?q=jogos%20para%20a%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20o%20letramento&c=apps&hl=pt-BR. Acesso em 16 jul. 2020.

LEÃO, V. P. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

LEITE, B. M-Learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 22, N.3. Disponível em: https://www.academia.edu/11729289/M-learning_o_uso_de_Dispositivos_M%C3%B3veis_como_ferramenta_did%C3%A1tica_no_Ensino_de_Qu%C3%ADmica. Acesso em: 14 jul. 2020.

OLIVEIRA, D. Proposta de um aplicativo personalizável para auxiliar no processo de alfabetização baseado no jogo da forca. Universidade Federal da Paraíba. 2017. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3849/1/DMO12062017.pdf. Acesso em 14 jul. 2020.

PAIS, L. C. Educação escolar e as Tecnologias da informática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

PIETRO, L. M. et al. Uso das Tecnologias Digitais em Atividades Didáticas nas Séries Iniciais. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p.1-11, maio 2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a6_seriesiniciais_revisado.pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.

SEDUC. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Professores do ensino médio receberão tablets. 2013. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/professores-do-ensino-medio-receberao-tablets. Acesso em: 24 abr, 2020.

SILVA, P. F.; SILVA, T. P.; SILVA, G. N. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, Ano 7, n. 13, 2015.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Geração Alpha: o que vem mudando em casa e nas salas de aula? 2019. Disponível em: https://tecnologia.educacional.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/geracao-alpha/. Acesso em: 26 abr. 2020.

TIMBOÍBA, C. A. N.; RIBON, I. S.; PAIM, I. P. O.; MONTEIRO, S. R.; MONTEIRO, S. A.; GUIRARDI, M. M. M. A inserção das TICs no ensino fundamental: Limites e Possibilidades. Revista Cientifica de Educação a distância. v.2, n.4, jul. 2011. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/download/180/187. Acesso em: 27 abr. 2020.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL. EDUCAÇÃO. O papel do professor diante das novas tecnologias na educação. Disponível em: https://transformacaodigital.com/educacao/o-papel-do-professor-diante-das-novas-tecnologias-na-educacao. Acesso em: 10 abr. 2020.

YIN, R. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos