Tecnologia e crianças: a informática no ensino da educação infantil

Helena Ribeiro Mesquita, Mariusa Warpechowski

Resumo


Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da informática na educação infantil, considerando principalmente a sua utilização como forma de motivar e ajudar a aumentar o interesse dos alunos nas aulas. Para isso realizou-se um trabalho com onze alunos de pré-escola, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Saraiva, localizada no município de Palmares do Sul-RS. O trabalho constitui-se na utilização de softwares educacionais como apoio no ensino de alguns conteúdos, relacionando-os com suas aplicações no cotidiano e baseou-se em teóricos como Valente (1993) e Moran (2000) que justificam a utilização da informática na educação. Assim, de acordo com a concepção construtivista defendida por Parrat-Dayan (2010), possibilitou-se a participação ativa dos alunos nos seus processos de aprendizagem. Os resultados mostram a aprovação dos alunos e da professora, visto que, com o apoio da informática, aumentou a curiosidade e satisfação dos alunos em relação às aulas.

Palavras-chave


Educação Infantil - Informática

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Referências


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