FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: ESCUTA DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAPÃO DA CANOA/RS

Eduardo Rangel Ingrassia, Fabiana Gazzotti Mayboroda, Vanessa Silva Bernardes, Leandro Forell

Resumo


O presente estudo revela as discussões e movimentos frente a construção do processo de aprendizagem na etapa da Educação Infantil, considerando como ponto de partida a escuta dos profissionais, comunidade e crianças para o planejamento das intencionalidades pedagógicas que fazem parte da rotina de uma escola de Educação Infantil de rede pública do município de Capão da Canoa/RS. O objetivo centro do estudo trouxe como foco um novo olhar para os espaços coletivos na utilização da rotina escolar, oportunizando diversas vivências e experiências. Tal objetivo foi fomentado por meio da questão: Como viver experiências na escola para além do espaço da sala de aula? A questão foi discutida com um grupo de professores e por meio de reuniões de escuta e mapeamento. A partir de instrumentos estruturados, definiu-se como projeto da escola a construção de uma minicidade, tendo por desafio pensar as intencionalidades pedagógicas, que norteiam os planejamentos e ações escolares de forma integrada e participativa, valorizando a construção do currículo de forma participativa e significativa para todos que vivem o cotidiano escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos