Pensamento científico e o Método Científico Como uma Ferramenta no Ensino de Ciências: análise de trabalhos publicados de 1997 a 2020

Israel de Barros Moreira, Viviane Maciel Machado Maurente

Resumo


O ensino de ciências é tradicionalmente bancário e conteudista, não contribuindo para uma formação crítica. Em contraponto, o método científico assim como o pensamento investigativo podem ser ferramentas para uma participação ativa. Este trabalho é um estado do conhecimento do ensino de ciências no Brasil para verificar como o método científico e o pensamento científico investigativo são trabalhados nas ensino de ciências. Foram revisados artigos, teses e dissertações, totalizando 258 trabalhos agrupados em categorias. Publicações englobando os níveis Fundamental e Médio foram maioria. As menos frequentes tratavam de educação infantil, especial e de jovens e adultos. A categoria mais presente foi pensamento científico, provavelmente por reunir trabalhos com foco na alfabetização científica. Observamos avanço nas pesquisas sobre o Ensino de Ciências nos últimos anos, sendo o método científico e o pensamento científico presentes no ensino. Concluímos que o uso do pensamento científico e o método científico podem ser uteis como ferramenta de ensino, mas devem ser repensados, tornando-o mais dinâmico e contextualizado com a realidade dos educandos.

Palavras-chave


ensino de ciências. método científico. Educação. pensamento científico

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