Dificuldade de aprendizagem no contexto escolar

Susana Medeiros Cunha, Andressa Asevedo Simplicio, Lohana Motta da Silva

Resumo


Este estudo, realizado na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, do curso de Psicologia, do UNICNEC, descreve o que foi observado, no estudo de caso, em uma turma do quinto ano, de uma escola estadual, no município de Osório/RS. A metodologia utilizada neste trabalho foi um estudo de caso, qualitativo descritivo pautado na observação, na entrevista com a professora e na pesquisa bibliográfica, a fim de entrelaçar com a teoria estudada em sala de aula, com o objetivo de obter uma melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem e suas dificuldades no ambiente escolar, bem como suas causas e oportunidades de intervenção pedagógica, para promover um melhor desenvolvimento dos alunos. A pesquisa evidencia que as dificuldades de aprendizagem são cada vez mais comuns no ambiente escolar nas diferentes faixas etárias, também destaca a realidade da sala de aula, apresentando as demandas dos alunos e do professor e a relação entre ensino e aprendizagem e as dificuldades nesse processo. As principais dificuldades identificadas durante o estudo foram relacionadas ao TEA, TDO e SD. A conclusão é que as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar não são um tema novo, mas necessitam de esclarecimentos, pois a complexidade da aprendizagem não está relacionada apenas à cognição, mas está relacionada ao ambiente, aos problemas emocionais e ao comportamento do aluno, bem como a adequação dos métodos e recursos de ensino. Portanto, pequenas mudanças nas abordagens pedagógicas podem ter um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.


Palavras-chave


Transtornos de Aprendizagem; Dificuldade de Aprendizagem; Escola Inclusiva.

Texto completo:

PDF

Referências


APA - American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.

BARKLEY, Russel. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDA-H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. – 1. ed., 1. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

EFFGEM, Virginia; ROSSETTI, Claudia Broetto. Representação de TDAH em meninos diagnosticados com o transtorno. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2017, v. 26, n. 2. pp. 29-36. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-909996. Acesso em: 29 nov. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIROTTO Patrícia Rodrigues Camargo; GIROTTO Edmarlon; OLIVEIRA Batista de Junior. Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática. UNOPAR. Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n.4, p. 361-366, 2015

GUERRA, Leila Boni. A criança com dificuldades de aprendizagem: considerações sobre a teoria modos de fazer. Rio de Janeiro: Enelivros, 2002.

MAS, Natalie Andrade. Transtorno do espectro autista - história da construção de um diagnóstico (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia da USP - Universiade de São Paulo. 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102018-191739/publico/mas_me.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; BASSÔA, Ana; GONÇALVES, Hosana Alves. Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 50-59, 2016.

NOGUEIRA, Tânia. Um novo olhar sobre o mundo oculto do autismo. Revista Época. São Paulo: Editora Globo, nº 473, p. 76-85. Jun, 2007. Disponível em: https://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR77644-8055,00.html. Acesso em: 30 nov. 2022.

OMS - Organização Mundial de Saúde. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos