Dificuldade de aprendizagem no contexto escolar
Resumo
Este estudo, realizado na disciplina de Psicologia da Aprendizagem, do curso de Psicologia, do UNICNEC, descreve o que foi observado, no estudo de caso, em uma turma do quinto ano, de uma escola estadual, no município de Osório/RS. A metodologia utilizada neste trabalho foi um estudo de caso, qualitativo descritivo pautado na observação, na entrevista com a professora e na pesquisa bibliográfica, a fim de entrelaçar com a teoria estudada em sala de aula, com o objetivo de obter uma melhor compreensão dos transtornos de aprendizagem e suas dificuldades no ambiente escolar, bem como suas causas e oportunidades de intervenção pedagógica, para promover um melhor desenvolvimento dos alunos. A pesquisa evidencia que as dificuldades de aprendizagem são cada vez mais comuns no ambiente escolar nas diferentes faixas etárias, também destaca a realidade da sala de aula, apresentando as demandas dos alunos e do professor e a relação entre ensino e aprendizagem e as dificuldades nesse processo. As principais dificuldades identificadas durante o estudo foram relacionadas ao TEA, TDO e SD. A conclusão é que as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar não são um tema novo, mas necessitam de esclarecimentos, pois a complexidade da aprendizagem não está relacionada apenas à cognição, mas está relacionada ao ambiente, aos problemas emocionais e ao comportamento do aluno, bem como a adequação dos métodos e recursos de ensino. Portanto, pequenas mudanças nas abordagens pedagógicas podem ter um impacto significativo no processo de ensino e aprendizagem, criando um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
APA - American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
BARKLEY, Russel. A. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade – TDA-H. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. – 1. ed., 1. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
EFFGEM, Virginia; ROSSETTI, Claudia Broetto. Representação de TDAH em meninos diagnosticados com o transtorno. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2017, v. 26, n. 2. pp. 29-36. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-909996. Acesso em: 29 nov. 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GIROTTO Patrícia Rodrigues Camargo; GIROTTO Edmarlon; OLIVEIRA Batista de Junior. Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática. UNOPAR. Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n.4, p. 361-366, 2015
GUERRA, Leila Boni. A criança com dificuldades de aprendizagem: considerações sobre a teoria modos de fazer. Rio de Janeiro: Enelivros, 2002.
MAS, Natalie Andrade. Transtorno do espectro autista - história da construção de um diagnóstico (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia da USP - Universiade de São Paulo. 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26102018-191739/publico/mas_me.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.
MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; BASSÔA, Ana; GONÇALVES, Hosana Alves. Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 100, p. 50-59, 2016.
NOGUEIRA, Tânia. Um novo olhar sobre o mundo oculto do autismo. Revista Época. São Paulo: Editora Globo, nº 473, p. 76-85. Jun, 2007. Disponível em: https://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR77644-8055,00.html. Acesso em: 30 nov. 2022.
OMS - Organização Mundial de Saúde. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak, 2009.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos