Educação Física como possibilidade de Transformação para os Estudantes da EJA

Mariana de Albuquerque Cavalli, Tiago Nunes Medeiros, Lucas Lopez da Cruz, Fabiano Bossle

Resumo


O presente estudo aborda a Educação Física possibilidade de transformação para os estudantes da EJA, a partir do problema de pesquisa "Qual a produção acadêmica cientifica sobre Educação Física e EJA, nos periódicos da CAPES entre o ano de 2009 e 2019?". Tendo como objetivo principal compreender a Educação Física como possibilidade de transformação para os estudantes da EJA.A pesquisa foi realizada a partir do portal de periódicos da CAPES na qual foi utilizado como tremos Educação Física e EJA. Foram cinco (5) artigos analisados que mostram a produção acadêmica sobre o assunto. Os autores Elenor Kunz e Paulo Freire prevalecem no trabalho como referencial teórico e entendem que estudantes da EJA são oprimidos, marginalizados e buscam por igualdade dentro do sistema educacional em uma sociedade capitalista e meritocrática. O processo seguinte foi a análise dos artigos para verificar a centralidade dos termos nessas produções cientificas. Neste sentido, percebemos que a baixa produção acadêmica na área da Educação Física na educação de jovens e adultos pode representar uma falta de incentivo ao ensino, pesquisa e extensão dessa modalidade escolar.

Palavras-chave


Educação Física. EJA. Transformação.

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