O Desenvolvimento Motor na Educação Infantil: um estudo de revisão bibliográfica no ano de 2018

Mileni Alves Carvalho, Tiago Nunes Medeiros

Resumo


O presente estudo trata do Desenvolvimento Motor na Educação Infantil, o qual apresenta como problema de pesquisa “Qual a produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil?” A pesquisa tem por objetivo compreender a produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil a partir de um estudo qualitativo de revisão bibliográfica. Desse modo, realizou-se uma busca dos seguintes descritores: Educação Física, Desenvolvimento Motor e Educação Infantil. O processo seguinte foi analisar os textos para conferir a centralidade dos descritores na produção científica. Concluímos que a Educação Física desempenha papel significativo durante a fase de escolarização da criança para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Porém, entendemos que o estudo demonstra uma invisibilidade quando da produção acadêmica científica da Educação Física escolar na perspectiva do desenvolvimento motor na Educação Infantil, deixando de potencializar os conhecimentos e aprendizagens promovidas pela disciplina. Por fim, constatamos que há uma controversa discussão sobre a necessidade, ou não, da inserção da Educação Física no currículo da Educação Infantil, principalmente na Rede Pública de ensino.

Palavras-chave


Educação Física. Desenvolvimento Motor. Educação Infantil.

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