O Desenvolvimento Motor na Educação Infantil: um estudo de revisão bibliográfica no ano de 2018
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARRUDA, Kleiton Marcelo Ferreira de; SILVA, Eduardo Adrião Araujo. Desenvolvimento Motor na Educação Infantil através da Ludicidade. Connection Line, Várzea Grande, n. 4, p. 37-50, 2009.
BERNARDI, Ana Paula; KRUG, Hugo Norberto. Saberes Docentes e a Organização Didática Pedagógica da Educação Física Na Educação Infantil. Mackenzie de Educação Física e Esporte, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 85-101, 2008.
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 8º Ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC, 1998.
CRAIDY, Carmen M; KRAECHER, Gládis E. P da S. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre, RS: Artmed, 2001
FERRAZ, Osvaldo Luiz; FLORES, Kelly Zoppei. Educação Física na Educação Infantil: Influência de um Programa na Aprendizagem e Desenvolvimento de Conteúdos Conceituais e Procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 47-60, 2004.
FERRAZ, Osvaldo Luiz; MACEDO, Lino de. Reflexões de Professores sobre a Educação Física na Educação Infantil incluindo o Referencial Curricular Nacional. Revista Paulista de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 83-102, 2001.
FERREIRA, Aurélio B. de H. AURÉLIO: O dicionário da língua portuguesa. Coordenação Marina Baird Ferreira; Margarida dos Anjos – Curitiba: Ed. Positivo, 2008.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 5º Ed. São Paulo: Scipione. 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
MAGALHÃES, Joana S.; KOBAL, Marília Corrêa; GODOY, Regiane Peron de. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Mackenzie de Educação Física e Esporte, Campinas, v.6, n. 3, p. 43-52, 2007.
PANSERA, Simone Maria; PAULA, Patrícia R. de; VALENTINI, Nádia C. Educação Física no Ensino Infantil: sua influência no desempenho das habilidades motoras fundamentais. Cinergis, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 24-32, 2008.
SOARES, Amanda Fonseca. Os Projetos de Ensino e a Educação Física na Educação Infantil. Pensar a Prática, Minas Gerais, v. 5, p. 15-38, 2001/2002.
STEIN, Ivan; GUIMARÃES, Adriana Coutinho de Azevedo; CARDOSO, Allana Alexandre; MACHADO, Zenite. Educação Física na Educação Infantil: uma revisão sistemática. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 4, p. 1-7, out./dez., 2015.
TANI, Go. Educação Física na Educação Infantil: pesquisa e produção do conhecimento. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, s. 4, p. 110-115, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos