O Brincar e as NEE’s: necessidades educacionais especiais
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AWAD, H. Z. A. Brinque, jogue, cante e encante com a recreação. 2. Ed. Jundiaí/SP: Fontoura Editora, 2006.
BARBOSA, C. J. Metodologia e Pesquisa Científica. [Recurso Eletrônico]. Osório: CNEC EAD, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: ano 01, unidade 04 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001.
__________. Avaliação e Intervenção na Área das NEE. Ministério da Educação. Sistema Internacional de Classificação da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) Organização Mundial de Saúde (OMS). 2001.
__________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001 – Seção 1E, 39-40.
__________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 2009 – Seção 1, p. 17.
__________. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Conferência Mundial da Educação Especial. Salamanca. Espanha. 07/10 jun. 1994.
BROCK, A.; DODDS, Sylvia; JARVIS, Pam; OLUSOGA, Yinka. Brincar: Aprendizagem para a vida. Tradução: Fabiana Kanan; Revisão técnica: Maria Carmen Silveira Barbosa. Porto Alegre: Penso, 2011.
CERVO, A. L. Metodologia Científica. 6ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
FRIAS, E. M. A.; MENEZES, M. C. B. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. 2008.
FRIEDMANN, A. A importância do brincar. Diário na Escola, Santo André, p.3-3, 26 set. 2003.
HARTZ, A.; PAULO, A. da S.; KUSSLER, D.; SANTOS, G. dos; SANTOS, V. C. C. dos; FRANCO, L. do A. A importância do brincar no Ensino Fundamental: crianças em fase de alfabetização. Revista Conhecimento Online. Ano 4- Vol. 1. Mar/2012.
LOPES, M. S. S. O direito de aprendizagem e do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental: formação lúdica docente. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Programa de Pós-graduação em docência para a educação básica. Bauru, 2018.
MARINHO, H. R. B.; JUNIOR, M. Á. de M.; FILHO, N. A. S.; FINCK, S. C. M. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. 2ª Edição. Curitiba, 2007.
OLIVEIRA, M. A. de. Jogos e brincadeiras no cotidiano dos anos iniciais como ato de educar. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Curso de Pedagogia. Caicó, Rio Grande do Norte, 2016.
RODRIGUES, L. M. A criança e o brincar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mesquita, 2009.
SILVA, V. N. da. A contribuição do brincar como recurso e pedagógico na sala de alfabetização da escola Milton da Costa Ferreira. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale. Ano IV, n. 06, 2011.
SOUZA, R. S. de; FRANCISCO, O. B. O brincar no desenvolvimento lúdico da criança. Revista ColloquiumHumanarum. São Leopoldo, v. 13, n. Especial, jul./dez., p. 309-314, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos