Práticas de Ensino: desafios e possibilidades
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, C. L. de A. Educação Física e Didática: um diálogo possível. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BARBOSA, C. L. de A. Educação Física escolar: da alienação à libertação. Petrópolis: Vozes, 2007.
BETTI, M. Educação Física no 2º grau: para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília, v.13, n. 2, p. 282-287, 1992.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília-DF: 02/12/2003.
CAPARRÓZ, F. E. et al. Educação Física escolar: política, investigação e intervenção. Vitória, ES: Proteoria, 2001.
CORRÊA, I.; MORA, R. Educação Física na escola: reflexão e ação curricular. Ijuí: UNIJUÌ, 2004.
DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, S. C. Educação na escola: questões e reflexões. Reimpressão. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2011.
ESTEVE ZARAGOZA, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
FONTANA, R. C. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Caderno CEDES. Campinas, ano XX, n. 50, p. 103-119, 2000.
FREITAS, M. N. C. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, p.155-172, mar. 2003.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec., São Paulo, n. 14, v. 2, p. 3-11, 2000.
GALLARDO, J. Educação Física: contribuições à formação profissional. Ijuí: UNIJUÌ, 2000.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física progressiva: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo, SP: Loyla, 2001.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.
MACIEL, K. de F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Pespectiva. Viçosa, v. 2, n. 2, p. 336-344, jul./dez., 2011.
MIZUKAMI, M. da G. N. Casos de ensino e aprendizagem profissional da docência. In: ABRAMOWICZ, A; MELLO, R. (org.). Educação: pesquisas e práticas. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, W. W.; SIMÕES, R. Educação Física: intervenção e conhecimento científico. Piracicaba: Unimep, 2004.
NICOLAU, M. L. M. Reflexões sobre as várias dimensões de atuação do professor de Educação Infantil na estimulação da aquisição da leitura escrita pelas crianças. In.: NICOLAU, M. L. M.; DIAS, M. C. (Orgs.).Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas, SP: Papirus, 2003, p. 207-229.
NONO, M. A. Processo de formação de professoras iniciantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília-DF, v. 87, n. 217, p. 382-400, set./dez. 2006.
SANTINI, J. Fatores Intervenientes no processo de desenvolvimento da Síndrome do Esgotamento Profissional em professores de educação física: um estudo na prefeitura de Porto Alegre. In.: Quem aprende? Pesquisa e formação em educação física. MOLINA NETO, V. et al.. Ijuí: UNIJUÌ, 2009.
SOARES, C.; TAFFAREL, C.; ESCOBAR, M. A Educação Física escolar na perspectiva do século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 211-224.
SOARES, C. et al. (Coletivo de Autores). Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, SP: Cortez, 1992.
TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C.. Formação humana e formação de professores de Educação Física: para além da falsa dicotomia licenciatura X bacharelado. In.: TERRA, D. V. e SOUZA JR, M. (Orgs.). Formação em Educação Física e ciências do esporte: políticas e cotidiano. Goiânia, GO: CBCE, 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ZANALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos