Práticas de Ensino: desafios e possibilidades

Varlei de Souza Novaes

Resumo


Este estudo foi construído a partir da interpretação e análise de alguns pontos de torção relacionados à ação pedagógica de professoras, responsáveis pela Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas estaduais próximas ao litoral gaúcho. O texto tem a pretensão de apontar criticamente possibilidades de conversão destas ações, que insistem em potencializar rotinas didático-metodológicas inadequadas, transformando-as em ações capazes de atribuir sentido e significado às práticas da cultura corporal do movimento que devem ser vivenciadas na escola. As informações foram capturadas a partir de relatos descritos pelos alunos que realizaram o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Educação Física da UNICNEC/Osório-RS e analisadas sob a influência dos estudos de Paulo Freire. As considerações feitas ao final apontam para uma necessária e urgente mudança de atitude, por parte de gestores e professores estaduais, a partir da mobilização da comunidade escolar, na busca pela construção de projetos políticos-pedagógicos comprometidos com a pedagogização da Educação Física nesta etapa da educação básica.

Palavras-chave


Educação Física Escolar. Formação de Professores. Prática de Ensino.

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