A importância de um laboratório de rádio na formação do jornalista: aperfeiçoamento da oralidade, escrita e linguagem radiofônica

Mateus Scherer, Fernanda Buriol, Adriana Soares Pereira

Resumo


O presente artigo tem como objeto principal relatar a importância de um laboratório de rádio na formação acadêmica dos alunos que cursam jornalismo, bem como, quanto o mesmo contribui para a futura carreira profissional desses alunos. Os dados foram obtidos no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, através de um questionário respondido por alunos de variados semestres, da análise de um relato do professor da disciplina de Jornalismo esportivo e através da análise de dois áudios de um mesmo aluno em duas narrações de futebol. Com os dados levantados, pode-se observar a importância das práticas dentro das disciplinas e, junto com esses fatores, o quanto os projetos de extensão contribuem para a carreira de profissionais.


Palavras-chave


Rádio jornalismo. Aula prática. Laboratório de rádio.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRELO, R. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista histedbr on-line, v. 12, n. 47, p. 139-153, 2012.

BALTAR, M., GASTALDELLO, M. E. T., CAMELO, M. A., & LIPP, b. M. (2008). Rádio escolar: uma ferramenta de interação sociodiscursiva. Revista brasileira de linguística aplicada, 8(1), 185-210.

CALDAS, A. Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet. Edições Loyola, 2002.

CALDAS, M. G. C. Ética e cidadania na formação do jornalista. Comunicação & sociedade, v. 27, n. 44, p. 85-101, 2005.

CANAVILHAS, J. Webjornalismo: considerações gerais sobre jornalismo na web. 2003.

CORNU, D. Jornalismo e verdade: para uma ética da Informação. Tradução de armando pereira da silva. Lisboa: instituto Piaget, 1999.

DA PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. Disponível a, v. 20, 1998.

DE ASSUMPÇÃO, Z. A. Rádio universitária: vetor de comunicação científica entre o especialista e o radiouvinte. Publicatio uepg: ciências humanas, linguística, letras e artes, v. 11, n. 1, 2009.

DE LIMA, T. C. E.; RADDATZ, V. L. S. Projeto rádio na escola: uma prática educomunicativa. Revista conhecimento online, v. 1, p. 86-103, 2011.

KARAM, F. Ética, deontologia, formação e profissão: observações sobre o jornalismo. Estudos em jornalismo e mídia, v. 1, n. 1, p. 118-130, 2004.

LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do proef II. Ensaio pesquisa em educação em ciências (belo horizonte), v. 7, n. 3, p. 166-181, 2005.

MIELNICZUK, L. Características e implicações do jornalismo na web. In: trabalho apresentado no II congresso da sopcom. Lisboa. 2001.

PRADO, E. Estrutura da informação radiofônica. Summus editorial, 1989.

ROCHA, P. M. A importância da formação do profissional jornalista e sua relação com o meio ambiente social no século XXI. Bocc. Biblioteca on-line de ciências da comunicação, v. 1, p. 1-10, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos