O planejamento escolar no contexto da escola inclusiva

Maiara Bueno do Nascimento

Resumo


O presente trabalho buscou examinar teorias existentes que embasem as práticas de Atendimento Educacional para pessoas com deficiência intelectual, com o foco de pesquisa no planejamento de aula. Sendo que o objetivo é compreender como se constituem as práticas pedagógicas da sala de aula comum na integração de Atendimento Educacional Especializado - AEE[1]. Em virtude de comparar o planejamento de uma determinada escola comum que atende alunos com deficiência intelectual sem estrutura especifica para educação especial com a de uma escola comum inclusiva da mesma localidade, a fim de promover o entrelaçamento de experiências do AEE. Para tanto foi realizado a pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso com revisão bibliográfica. A partir disto, compreendeu-se como relevante a necessidade da utilização de Tecnologia Assistiva[2]nas escolas, especialmente para os estudantes que recebem AEE, possibilitando escolarização, autonomia e participação ativa na comunidade. Em consequência uma melhora na qualidade de vida do estudante e de sua família.

[1] Sigla utilizada pelo Ministério da Educação nas Diretrizes para Educação Especial.

[2] Nomenclatura designada mundialmente para a área do conhecimento interdisciplinar para produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que possibilitam a autonomia, independência e qualidade de vida para as pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.


Palavras-chave


Planejamento. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.

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