Tecnologia em sala de aula: uma aliada no incentivo à leitura

Cátia de Oliveira Silveira

Resumo


Este artigo visa relatar e analisar as experiências vivenciadas no Projeto de Ação na Escola (PAE) intitulado Literatura Infantil e Tecnologias realizado durante o Curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC EDU) da FURG, desenvolvido com alunos da turma do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Dietschi de Arroio do Sal. Com base nos pressupostos metodológicos do Ensino por Projetos, o estudo objetivou observar o desenvolvimento do letramento dos alunos por meio da utilização de novas tecnologias na aula de Língua Portuguesa como forma de incentivar a leitura nesta fase escolar. Para embasar teoricamente este artigo, foram consultados os autores Antunes (2002), Casal (2013) e Shlemmer (2005), os quais ampararam teoricamente a pesquisa. Trata-se de uma análise qualitativa em que os dados foram coletados por meio da observação, registros fotográficos e escritos durante a utilização de recursos digitais. Também foram coletados dados quantitativos por meio de um questionário que forneceu elementos para uma análise qualitativa. Com base nessas informações, o estudo mostrou que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem para a formação de leitores nas séries iniciais, incentivando a leitura e o desenvolvimento da capacidade da compreensão leitora.

Palavras-chave


Língua Portuguesa. Letramento. Tecnologias da informação e comunicação.

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