As novas tecnologias como instrumento de aprendizagem no Ensino de História

Felipe Parisoto, Tássia Rodrigues Telles

Resumo


Novas perspectivas de ensino de história surgem, tendo por alicerce a complementação dinâmica proporcionada pelas novas tecnologias e um melhoramento no foco pedagógico com o fito de solidificar novas aprendizagens. Este artigo seguiu a linha bibliográfica com abordagem exploratória, se propondo analisar o uso de novas tecnologias como instrumento de aprendizagem para o ensino de História. A escola deve despertar o interesse dos alunos em aprender, estimulá-los a serem críticos e a proporem soluções para problemas enfrentados, desenvolvendo seu raciocínio. Para construirmos mudanças deveremos produzir um ensino que procure desenvolver a produção do conhecimento vinculando o ensino e a pesquisa, oportunizando aos sujeitos do processo uma postura que leve sempre ao questionamento, à coleta de dados, bem como a permanente reflexão, utilizando a tecnologia como instrumento para o ensino de História.


Palavras-chave


Novas Tecnologias. Ensino História. Metodologia

Texto completo:

PDF [PORTUGUÊS BRASIL]

Referências


CIAMPI, Helenice. Epistemologia e metodologia: diálogos interdisciplinares na pesquisa do ensino de História. In: ARIAS NETO, J. M. (org). Dez anos de Pesquisa em Ensino de História. Londrina: Atritoart, 2005.

FIGUEIREDO, Luciano. História e Informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Ciro F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS. Itamar. Fundamentos Teóricos-metodológicos para o ensino de história. Anos Iniciais. 2010

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?:novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortes, 1998.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12 a ed. São Paulo: Papirus, 2000.

___________________. Como utilizar a Internet na Educação. Revista Ciência da Informação, vol 26, n.2, maio-agosto, 1997; páginas 146-153.

SIMAN, Lana Mara de Castro. O tempo, a criança e o ensino de História. In: DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi. ZAMBONI, Ernesta. Quanto tempo o tempo tem! Campinas: Editora Alínea. 2003, 239p.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2013-08-22/professor-e-chave-para-o-sucesso-no-uso-de-tecnologia-na-sala-de-aula.html. Acesso em 31/10/2016

http://acervo.novaescola.org.br/formacao/passado-presente-juntos-ensinar-428266.shtml?page=4. Acesso em 31/10//2016

http://kogama.com.br/games/profile/1927147 acesso em (01/12/2016)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Trajetória Multicursos