Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco e escopo

Dentre os paradigmas contemporâneos da educação superior, tendo em vista a indissociação do ensino à pesquisa, é evidente a contraposição da fragmentação do conhecimento especializado produzido e a preocupação com a integração destes saberes no âmbito da formação profissional e intelectual.

Nas últimas décadas, a produção científica oportunizou um ganho constante nas mais diversas áreas. Contudo, a percepção do complexo sistema em que nos inserimos requer um fundamental diálogo inter/transdisciplinar, onde as disciplinas não somente se complementam, mas permitem novos olhares.

A revista Trajetória Multicursos é um fascículo de periodicidade semestral que busca estabelecer a supracitada convergência e um diálogo integrador entre diferentes áreas do conhecimento, fundamentado em reflexões epistêmicas comprometidas com a problematização do espaço social.

Objetivo Geral

Divulgar, de forma periódica, regular e interdisciplinar, artigos e outras modalidades de comunicação acadêmica contendo resultados de estudos, pesquisas teóricas e/ou empíricas desenvolvidas por docentes e discentes de diferentes instituições de ensino superior visando à divulgação do conhecimento e o estímulo à pesquisa. 

Público Alvo

Docentes, discentes, pesquisadores e interessados em divulgar resultados de estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar voltados à problematização do espaço social. 

 

 

Políticas de Seção

Artigo de Análise de Dados de Pesquisa Acadêmica

Trabalhos oriundos de pesquisas empíricas e/ou teóricas sobre temas relevantes.

Editores
  • Mariusa Warpechowski
  • Mariusa Warpechowski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

O dossiê é constituído de artigos e terá a cada edição da revista uma nova temática.

Editores
  • Mariusa Warpechowski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

Trabalhos que têm como objetivos analisar, sintetizar e mapear trabalhos de investigação já publicados em revistas científicas ou livros

Editores
  • Mariusa Warpechowski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Destinada a análise crítica de obras que tenham sido lançadas há, no máximo, 4 anos ou livro clássicos reeditados. Não são aceitos manuscritos sobe obra de qualquer natureza que já possua resenha.

Editores
  • Mariusa Warpechowski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Opinião

Serão convidados pelo conselho editorial indivíduos de notório saber nas áreas de interesse da revista, que farão sua análise sobre determinado assunto.

Editores
  • Mariusa Warpechowski
  • Mariusa Warpechowski
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Seleção e Avaliação Dos Textos

É de responsabilidade do(s) autor(es) do texto o conteúdo a ser publicado bem como a qualidade do trabalho com relação à legibilidade e gramática.

Todos os artigos submetidos são inicialmente analisados pelo Editor e pelo Coordenador da revista que avaliam a adequação do texto aos critérios técnicos e à linha editorial, podendo devolvê-lo ao autor sugerindo reformulação. Posteriormente, os estudos são encaminhados a 2 (dois) avaliadores indicados pelo coordenador da revista considerando-se a área temática em que o trabalho se inscreve. 

O processo de avaliação é feito por pares, de forma anônima e às cegas, mantendo-se, portanto, o sigilo quanto ao nome e instituição do(s) autor(es) e dos avaliadores. De acordo com apreciação dos avaliadores, quanto aos aspectos técnicos e de conteúdos, as produções podem ser aceitas, recusadas ou devolvidas aos autores para reorganização. O resultado da avaliação é comunicado ao autor via email.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de sugerir alterações técnicas que visem à clareza, à redação e à formatação do artigo, a partir do sugerido pelos avaliadores, respeitando o estilo dos autores.

 

Periodicidade

A revista Trajetória Multicursos tem periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...