O TREINAMENTO DE PAIS COMO INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma revisão sistemática da literatura

Ianny da Silva Pelisoli, Leandro Alencastro Santos

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como características essenciais o prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O objetivo do estudo foi elucidar de que maneira o Treinamento de Pais (TP) contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças com TEA, quais sintomas do TEA são diminuídos a partir do TP, bem como identificar as diferentes abordagens e técnicas utilizadas no TP de crianças com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, em que a busca foi conduzida nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, PubMed e Google Acadêmico. Foram utilizados 10 artigos científicos como centrais ao estudo, publicados entre 2018 e 2021. O TP tem se mostrado eficaz no tratamento das crianças com TEA, através de técnicas baseadas principalmente em abordagens comportamentais, como Intervenção Naturalista de Desenvolvimento Comportamental (NDBI) e  Análise do Comportamento Aplicada (ABA), melhorando as emoções, diminuindo os comportamentos problemáticos e aumentando as habilidades sociocomunicativas.

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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde