PATOLOGIAS RELACIONADAS À MÁ POSTURA EM AMBIENTE ESCOLAR- REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Passamos grande parte de nossas vidas na escola, praticando hábitos prejudiciais para a postura, como a postura inadequada ao sentar, carregar peso excessivo nas mochilas e de forma incorreta, facilita à presença de complicações futuras a saúde dos estudantes. Essas complicações são devido ao tempo na escola e por estar acontecendo o desenvolvimento motor e físico das crianças, associados então a má postura ocasionam algumas posturas adquiridas patológicas, como a hipercifose, hiperlordose e escoliose, podendo gerar dor e desconforto, prejudicando o aprendizado das crianças. Para evitar essas complicações são necessários a implementação de projetos educativos nas escolas sobre educação postural, levando palestras e oficinas práticas para que o aprendizado seja vivenciado na prática pelos estudantes. A elevada frequência de problemas posturais na infância e adolescência durante a fase escolar justifica a realização do presente estudo, que tem como objetivo investigar através de revisão de literatura, quais os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento de desvios posturais, as consequências e patologias associadas à má postura, assim como abordar a respeito da prevenção e tratamento destas patologias. As buscas foram realizadas entre agosto e setembro de 2017, através das bases de dados Scielo, Google acadêmico, artigos de revistas científicas impressas e eletrônicas, e em sites oficiais do governo. Foram utilizadas as seguintes palavras chave e suas combinações: postura, avaliação postural, escola, criança, desenvolvimento infantil, problemas posturais, estudantes. Conclui-se que programas de educação em saúde relacionados a má postura, através de palestras, atividades e orientações práticas sobre posturas adequadas e formas corretas de carregar peso, obtém resultado positivo sobre a saúde postural de estudantes, prevenindo então lesões futuras.
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R. Perspect. Ci. e Saúde/ Revista Perspectiva: Ciência e Saúde