A COMPLEXA TAREFA DA GESTÃO E DA EDUCAÇÃO NO CÁRCERE

Pablo Bes

Resumo


A escrita deste artigo surge da pesquisa desenvolvida pelo autor como professor numa turma de educação profissionalizante no Presídio Central do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que fez com que os olhares na área da gestão e da educação pudessem ocorrer. Este curso se estendeu por um ano e dois meses e atendeu aos jovens adultos (18 a 23 anos), procurando prepará-los para uma profissão e também para a vida após o seu período de privação de liberdade. O objetivo deste é contextualizar o cenário carcerário nacional e suas dificuldades/ possibilidades para a Gestão de seus processos e de suas intervenções educativas. Da mesma forma, realizar uma análise reflexiva sobre os balizadores da pedagogia social e a realidade percebida etnograficamente pelo professor durante este período em que realizou a sua pesquisa. Como resultados deste trabalho ressalta-se a importância de que sejam revistos os processos de gestão e reinserção social destes detentos para que se consiga cumprir minimamente com o objetivo de tais instituições prisionais. 

Palavras-chave: Gestão contingencial. Pedagogia prisional, identidade, controle, disciplina.


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