DOCENTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE SEUS FATORES MOTIVACIONAIS PARA O TRABALHO

Pablo Rodrigo Bes Oliveira, Tatiana Pagliarin Krindges

Resumo


A sociedade pós-moderna está sofrendo uma série de mudanças que interferem direta e indiretamente na cultura, nos valores e costumes. Estas mudanças afetam a instituição família e repercutem na escola. Um dos fatores históricos que colabora para esta mudança é a busca da mulher no espaço público, e sua inserção no mercado de trabalho, o que gera uma nova organização no núcleo familiar e na busca por objetivos individuais. O presente estudo abordou uma combinação metodológica qualitativa-quantitativa, com aplicação de questionários. O objetivo desta pesquisa foi identificar o que motiva o indivíduo a escolher a carreira docente e quais os desafios com que se depara na prática. Na discussão buscou-se apresentar as respostas do grupo de professores da rede pública estadual de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, contextualizando as mesmas. Como resultados da pesquisa, destacamos que os fatores que levaram os professores pesquisados a escolherem sua profissão e desta motivar-se em meio a tantos desafios, estão relacionados principalmente às questões motivacionais internas do próprio indivíduo.


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