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Diretrizes para Autores

 Normas para Publicação

A revista EnsiQlopedia  aceitará os seguintes tipos de publicações: artigos, ensaios, relatos de experiências e resenhas.

 Os artigos devem ser inéditos, redigidos conforme a norma culta da língua portuguesa, contendo entre 8 e 15 páginas, e apresentar a seguinte estrutura: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais.

Na formatação geral do texto, devem ser observadas as seguintes orientações:

  • A folha é A4, com as quatro margens em 2,5cm.
  • A fonte padrão é Arial, corpo 12.
  • O espaçamento entrelinhas é de 1,5cm.
  • Os parágrafos são iniciados rente à margem esquerda, sem recuo, em todo o texto, sendo separados entre si por um espaçamento maior.
  • O itálico deve ser usado para citar títulos, destacar elementos textuais ou expressões em língua estrangeira.
  • Tabelas e gráficos deverão ser considerados como figuras e assim numerados consecutivamente em números arábicos, de forma centralizada, no rodapé da figura.
  • Título geral – centralizado, fonte 14, em maiúsculas e negrito;
  • Autoria - alinhada à direita, fonte 12, nome completo do autor, sem abreviaturas; titulação, instituição de origem e e-mail em nota de rodapé;
  • Resumo: fonte 10, espaço simples, com até 250 palavras, somente a palavra “Resumo” em negrito e maiúscula seguida de dois pontos e do texto em parágrafo único;
  • · Palavras-chave - até 4 palavras, fonte 10, espaço simples somente a palavra “Palavras-chave” em negrito e maiúscula seguida de dois pontos; as palavras devem ser separadas por ponto e vírgula);
  • Título em Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, seguindo as mesmas normas do título em Português;
  • Resumo e palavras-chave em Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, seguindo as mesmas normas do resumo e palavras-chave em Português;
  • Corpo do trabalho: fonte Arial 12, espaçamento 1,5, justificado, títulos e subtítulos não deverão estar numerados;
  • Título das seções: à margem esquerda, sem adentramento, a um espaço do parágrafo anterior e posterior; somente a primeira letra em maiúscula. Os títulos de seções primárias devem estar em negrito, das seções secundárias, em negrito e itálico e das seções terciárias em itálico.
  • Citação:

Com até 3 linhas, incorporar ao texto, entre aspas, seguida da referência bibliográfica entre parênteses: sobrenome do autor em maiúsculas, ano da obra e página.

Com mais de 3 linhas, em parágrafo próprio, com uma linha de espaço antes e depois, recuo de 4 cm à esquerda, sem adentramento na primeira linha, espaçamento simples, corpo 10, seguida da referência entre parênteses.

  • Notas de rodapé: devem ser exclusivamente explicativas, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos e apresentadas em espaçamento simples, fonte Arial, corpo 10.
  • Referências: a palavra REFERÊNCIAS, alinhada à esquerda, em maiúsculas e negrito. As referências devem ser ordenadas alfabeticamente, em espaçamento simples. Veja exemplos abaixo:

STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

FURLANETTO, M. M. Os caminhos de "onde" no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249- 279, jan./ jun. 2004.

 

As resenhas de livros ou de filmes devem conter, no máximo, 4 páginas. Iniciam  com a identificação da obra, colocada à margem esquerda, espaço simples, fonte Arial, tamanho 12, em negrito e segue-se o texto da resenha, dois espaços abaixo, obedecendo às mesmas orientações apresentadas na seção “corpo do trabalho” e “formatação geral do texto”.

Os ensaios e relatos de experiência devem conter entre 8 e 15 páginas e seguir as orientações apresentadas na seção “corpo do trabalho” e “formatação geral do texto”.

 

 Outros itens de formatação de trabalhos não contemplados aqui deverão ser aplicados conforme as normas da ABNT vigentes.

Os textos enviados serão submetidos a pareceres da Comissão de Avaliação do Conselho Editorial. O autor do texto será informado por e-mail do resultado avaliativo.

É de responsabilidade do(s) autor(es) do texto o conteúdo a ser publicado.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de sugerir alterações técnicas no texto, a partir do sugerido pelos avaliadores, respeitando o estilo dos autores. 

Ao submeter um trabalho, o autor assume total responsabilidade pelo conteúdo do texto, assim como pela originalidade do estudo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O arquivo com o texto tem, em sua primeira página, o título, o resumo, as palavras-chave em português e em inglês ou espanhol.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons

1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


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  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

 

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