Políticas Editoriais

Foco e Escopo

FOCO E ESCOPO

DIREITO, CULTURA E CIDADANIA é um periódico semestral do Curso de Direito da UNICNEC, publicado no formato eletrônico (2236-3734). A revista publica textos inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros na área jurídica e textos interdisciplinares em diálogo com o Direito, atuando como um canal de socialização do conhecimento jurídico e de pesquisas que apresentem temas relevantes ao Direito na interface com as diferentes áreas do conhecimento. O Foco da revista é o de refletir temáticas pertinentes ao direito, assim como à cultura em seus diversos espectros e à construção política do Estado Democrático de Direito.

Missão: Divulgar o conhecimento jurídico. Apresentar resultados de pesquisas inovadoras na área do Direito e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento jurídico para o contexto brasileiro, também relacionados à cultura e à cidadania. Ser um registro público e histórico do conhecimento jurídico contemporâneo. Propagar o conhecimento jurídico produzido pelas academias, sejam docentes, pesquisadores ou discentes da área do direito.

Público-alvo: Academicos do Direito que atuam como docentes, pesquisadores e discentes, assim como profissionais do Direito que atuam como advogados, procuradores, magistrados, e em diferentes carreiras jurídicas. Também profissionais de outros saberes e representantes de movimentos sociais que atuem em áreas relacionadas à temática da cidadania, dos direitos humanos e da cultura.

Linha editorial: As linhas editoriais da Revista perpassam três eixos principais: Direito, Cultura e Cidadania. O "Direito" compreende as linhas de pesquisa que são iluminadas pela temática da Cultura e da Cidadania, tais como: Constitucionalismo, Teoria do direito, Constitucionalização do direito privado, Jurisdição constitucional, Igualdade e Liberdade contratual no direito do trabalho, Políticas Tributárias e Financeiras, etc.; "Cultura": Direitos Fundamentais na sociedade da informação, Lei Maria da Penha, Imigração e o Estatuto do Estrangeiro, corrupção, Políticas de educação e inclusão social, Metodologias para o ensino do Direito, História do Direito, Sociologia Jurídica, e Filosofia do Direito, etc.; "Cidadania": Gestão de políticas pública, Estado e administração pública, Direitos humanos e fundamentais, Teoria política contemporânea, poder local e inclusão social, Espaço público e cidadania, Políticas Públicas de Gênero, Empoderamento Social Local, Sistemas normativos e Fundamentos da Cidadania, etc.

Políticas de Seção

Artigo de Atualização

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Seção destinada ao editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DIREITO E INTERDISCIPLINARIDADE

Publica artigos com temas JURÍDICOS e/ou com interface com outras áreas do conhecimento das Ciências Humanas ou Ciências Sociais Aplicadas (Ex: Educação, História, Sociologia, Filosofia, Política, etc.).

DOSSIÊ

Publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição. Os temas e os respectivos prazos de submissão de artigos estão previamente anunciados na página de notícias da revista.

RESENHAS

Publica resumos e resenhas de livros na área do direito, da cidadnia e da cultura ou ainda que apresentem temáticas afins com às áreas do conhecimento (Vide Linha Editorial acima).

As resenhas deverão ter até 4 páginas (máximo) dentro das configurações gerais definidas para artigos (layout de página e espacejamento). Além disso, as resenhas deverão apresentar um título próprio e, duas linhas abaixo, os dados da referência resenhada. Ex:

Acidentes de Trabalho Vide aqui

Labor's accidents

[Autoria]

Resenha de: ARAÚJO, Francisco Rosal. Acidentes de Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTR, 2016.

[Texto cursivo, sem divisão por tópicos]

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

POLÍTICAS DE SEÇÃO

DOSSIÊ

Publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição. Os temas e os respectivos prazos de submissão de artigos estão previamente anunciados na página de notícias da revista.

DIREITO E INTERDISCIPLINARIDADE

Publica artigos com temas JURÍDICOS e/ou com interface com outras áreas do conhecimento das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas (Ex: Educação, história, sociologia, filosofia, política, etc.).

RESENHAS

Publica resumos e resenhas de livros na área do direito, da cidadnia e da cultura ou ainda que apresentem temáticas afins com às áreas do conhecimento (ex: direitos humanos, violência, acessibilidade, direito internacional, estudos sobre inovações jurídicas, etc.).

Acidentes de Trabalho

Labor's accidents

[Autoria]

[Texto cursivo, sem divisão por tópicos]

Periodicidade

A revista "Direito, Cultura e Cidadania" é uma publicação semestral (Maio/Junho e Novembro/Dezembro) no formato eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...