PROJETO WILL: COMUNICAÇÃO ENTRE O USUÁRIO E O COMPUTADOR

Marilei Fátima Kovatli

Resumo


Este artigo apresenta como tema o projeto de um programa de comunicação entre um usuário e o computador. O objetivo geral do estudo é desenvolver um software que possa estabelecer a comunicação do usuário com a máquina de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar interagindo com outra pessoa e não com um software. Como objetivos específicos definiu-se: Escolher a ferramenta de desenvolvimento; Definir os comandos/recursos do software; Criar o protótipo do software; Testar o software; Verificar conexão com internet, modo off-line; Analisar o retorno (feedback) sobre o tipo de interação. A metodologia deste estudo envolve uma pesquisa bibliográfica e experimental, e está dividido em etapas. Para desenvolver os comandos de reconhecimento de voz, e os comandos específicos que habilitam o software executar as tarefas, utilizou-se algumas ferramentas e aplicativos como: Microsoft speech api, SAPI 5.0, system.speech da Microsoft. A pesquisa está em desenvolvimento e a próxima etapa compreende a criação de um banco de dados que possibilite a aprendizagem do software e também realizar um teste com um maior grupo de usuários. A pesquisa resultou no entendimento acerca dos processos de interação e comunicação que é possível desenvolver através de um software. Através da utilização de conceitos de programação, de IHC - Interface homem-máquina e inteligência artificial foi realizado a simulação da comunicação, após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano.


Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


Automação de Ambientes. Disponível em:. Acesso em: 27 de setembro de 2017.

Como funciona o reconhecimento de voz. Disponível em: . Acesso em: 27 de setembro de 2017.

Desenvolvendo Soluções com Interface Baseada em Voz - Capítulo 2 - Livro de tutoriais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Cuiabá – MT, de 5 a 9 de Novembro de 2012 . SBC, 2012.

Interação humano computador. Disponível em:

. Acessado em 27 de setembro de 2017.

Introdução a Linguagem C# e ao .net Framework. Disponível em:

< https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/getting-started/introduction-to-the-csharp-language-and-the-net-framework>. Acesso em: 27 de setembro de 2017.

MORAIS, Everson Matias de; LOPER, Adriane Aparecida. Interação humano-computador, 2014.

O que é touchscreen. Disponível em: . Acesso em: 10 de outubro de 2017.

Softwares Deficientes Visuais. Disponível em:

. Acesso em: 27 de setembro de 2017.

YNOGUTI , Carlos Alberto. Reconhecimento de Fala Contínua Usando

Modelos Ocultos de Markov. Universidade Estadual de Campinas, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CNEC Educação



ISSN 2595-8364