Identificação das possíveis causas de baixo desempenho nas disciplinas de Física em Engenharias

Juscelino de Almeida Junior, Andréia Lange de Pinho Neves, Marcello Soares, Savio Leandro Bertoli

Resumo


Nos cursos de engenharia da Faculdade CNEC Itajaí, a disciplina de Física I introduz a dinâmica e estática com uma ótica mais avançada do que as abordadas no ensino médio. Noções de cálculo diferencial são introduzidas para que os discentes compreendam a modelagem matemática e a dedução das equações por eles utilizadas no ensino médio. Os grandes índices de reprovações nos cursos de engenharia nos semestres iniciais são comuns em todo o território nacional. Dessa forma, o presente trabalho buscou identificar as causas do baixo desempenho na disciplina de Física I nos cursos de engenharia da Faculdade CNEC Itajaí tendo como objetivo maximizar o aprendizado. Utilizando a correção das avaliações como ferramenta de diagnóstico, este estudo expõe a realidade de muitos discentes. A análise dos resultados permite confirmar que grande parte do índice de reprovações está associado a deficiência no conhecimento de matemática básica.

Palavras-chave


Disciplina de Física; Cursos de Engenharia; Faculdade CNEC Itajaí

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