MARKETING DE RELACIONAMENTO E RELAÇÕES PÚBLICAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODELO KMV

Bruna Marzarotto

Resumo


O artigo de pesquisa tem como objetivo contextualizar o Modelo KMV, desenvolvido por Morgan e Hunt, nas áreas de marketing de relacionamento e relações públicas. O Modelo KMV é uma ferramenta que avalia o nível do relacionamento entre cliente e empresa através da análise das variáveis confiança e comprometimento. Por se tratar de uma ferramenta que está relacionada ao comportamento do consumidor/cliente, o Modelo KMV é uma ferramenta bastante útil para as áreas de relações públicas e marketing de relacionamento. O desenvolvimento do artigo de pesquisa apoiou-se em fundamentação teórica, enquadrando-se como pesquisa exploratória bibliográfica. Os dados presentes no artigo foram colhidos através da análise de diversos títulos sobre marketing, relações públicas, Modelo KMV e conceitos de confiança e comprometimento. O material de pesquisa foi selecionado de livros, sites de periódicos online e da biblioteca online da instituição. O Modelo KMV mostra-se como uma importante ferramenta para fornecer informações que, quando bem trabalhadas pelas áreas citadas, significam crescimento para a organização e ganhos com o comprometimento do cliente.


Palavras-chave


Modelo KMV; Marketing de relacionamento; Relações públicas

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