Breves considerações acerca do controle social municipal dos Conselhos Ambientais

Thago Luiz Amério Ney Almeida

Resumo


A instauração do voto universal e do regime democrático de eleições não se mostram suficientes para o controle efetivo da sociedade sobre seus governantes. Nas relações formais da política, o poder econômico ainda determina a agenda das políticas públicas e o exercício da cidadania fica restrito ao direito ao voto. Estabelecer o controle social é importante para garantir que as políticas estejam alinhadas com a necessidade da população, tornando o serviço público mais eficiente. Ademais, a contínua e efetiva participação cidadã fiscaliza os recursos públicos e avaliam se seus resultados condizem com as diretrizes fixadas pela população. Neste sentido, como instrumentos para o controle social e garantia da democracia participativa, surgem os Conselhos de Política Públicas, com foco nos conselhos municipais de meio ambiente. A partir de metodologia de análise normativa federal e estadual do Estado do Rio de Janeiro iremos analisar sucintamente como se instrumentaliza o controle social ambiental municipal.


Palavras-chave


Autonomia; Cidadania; Conselho Municipal Ambiental;

Texto completo:

PDF [Português Brasil]

Referências


ÁVILA, Humberto. Teoria da Igualdade Tributário. 3. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

BOBBIO, Norberto. Da Estrutura à Função: Novos Estudos de Teoria do Direito. Tradução: Daniela BeccacciaVersiani. Barueri: Manoele, 2007

______. O futuro da democracia: Uma defesa das regras do jogo. Tradução: Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

MARQUES, Mariana Pasqual. Guia Prático para Conselheiros e Conselheiras Municipais. São Paulo: Agenda Pública, v. 1, 2011.

PEREZ, Ilma Conde. Conselhos Municipais de Meio Ambiente: Orientações para Implementação. Rio de Janeiro: Instituto Estadual do Ambiente, 2015. Organização: Maria

Alice Bento Bourguignon, Rogerio Giusto Corrêa

SOUZA, Tatiana Santana de. "Controle Social" nas políticas ambientais no município do Cabo de Santo Agostinho. 2010. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Desenvolvimento e Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CNEC Educação



ISSN 2595-8364