Diretrizes para Autores
Podem submeter artigos-científicos para a Revista CNEC Educação alunos e professores de todas as Instituições de Educação Superior da CNEC em todo o país, bem como de outras IES ou Institutos de Pesquisa.
A Revista CNEC Educação receberá os seguintes trabalhos para análise nas seguintes modalidades:
- Artigos – Artigos completos de pesquisas já realizadas;
- Ensaios de Pesquisa – Texto preliminar de pesquisas em andamento;
- Resenhas – Resenhas de livros já publicados.
A Revista CNEC Educação analisará, prioritariamente, trabalhos alinhados às áreas temáticas dos programas de pesquisa e extensão definidos pelos cursos de graduação e pós-graduação de suas Instituições de Ensino Superior – IES, articulados aos seus diferenciais competitivos, que norteiam as políticas institucionais previstas no seu Plano de desenvolvimento Institucional - PDI.
Desta forma, o Conselho Editorial buscará evidenciar os trabalhos acadêmicos que evidenciem estudos ou experiências nas seguintes linhas:
Linha 1: Empreendedorismo e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, focados na construção do profissional empreendedor das diversas áreas de formação;
Linha 2: Censo de Pertinência, Formação Profissional e Formação Humana – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem a articulação entre os fatores promotores do censo de pertinências, tais como identidade regional, identidade institucional e responsabilidade social, e suas implicações na formação humana e profissional dos sujeitos;
Linha 3: Tecnologia, Relações Humanas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem os impactos das diversas tecnologias na formação humana e profissional dos sujeitos, bem como nas alterações das relações sociais e de mercado.
Linha 4: Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as correlações entre ações de Responsabilidade Social e de Formação Humana e Profissional para a garantia da sustentabilidade social, econômica e ambiental das comunidades;
Linha 5: Metodologias Ativas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as contribuições das Metodologias Ativas no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, bem como no desenvolvimento do pensamento lógico e de uma percepção crítica e objetiva do mundo.
Os artigos enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Conclusão e Referências, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
- Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
OBS 1.: Os artigos não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.
Os ensaios enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Resultados Esperados e Referências, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
- Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
OBS 2.: Os ensaios não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.
As resenhas enviadas para análise deverão ser constituídas por título da obra, autores, natureza da obra e/ou autor; contribuição da obra para a área da educação; apresentação e análise das partes, descrição e análise das seções ou capítulos da obra; e indicação do público alvo da obra, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
Obs 3: As resenhas não poderão ultrapassar 2 (duas) laudas.
A equipe editorial da Revista CNEC Educação não se responsabiliza pelo conteúdo dos trabalhos, sendo a análise feita com base nos seguintes critérios:
- Ineditismo do trabalho;
- Relevância do tema;
- Aderência às linhas de editoriais;
- Atendimento às normas técnicas;
- Fundamentação teórica consistente;
- Metodologia empregada na pesquisa;
O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.