- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
A Revista CNEC Educação é uma iniciativa da Mantenedora da Rede CNEC, alinhada às políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como aos seus diferenciais competitivos.
Sua Missão é difundir a produção científica e cultural das Instituições de Ensino Superior da Rede CNEC, bem como de outras IES parceiras, evidenciando trabalhos de expressiva relevância acadêmica, e que estejam alinhados aos seus diferenciais – Censo de Pertinência; Sustentabilidade; Empreendedorismo; Tecnologia; e Metodologias Ativas.
O objetivo principal da Revista CNEC Educação é fomentar a produção científica e cultural de toda a comunidade acadêmica, possibilitando a transferência dos saberes oriundos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em atendimento aos interesses estratégicos da IES e, também, às demandas sociais de cada região onde a CNEC está inserida.
Para a presente revista, serão aceitos trabalhos nas formas de :
- Artigos – Artigos completos de pesquisas já realizadas;
- Ensaios de Pesquisa – Texto preliminar de pesquisas em andamento;
- Resenhas – Resenhas de livros já publicados.
A Revista CNEC Educação analisará, prioritariamente, trabalhos alinhados às áreas temáticas dos programas de pesquisa e extensão definidos pelos cursos de graduação e pós-graduação de suas Instituições de Ensino Superior – IES, articulados aos seus diferenciais competitivos, que norteiam as políticas institucionais previstas no seu Plano de desenvolvimento Institucional - PDI.
Desta forma, o Conselho Editorial buscará evidenciar os trabalhos acadêmicos que evidenciem estudos ou experiências nas seguintes linhas editoriais:
Linha 1: Empreendedorismo e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, focados na construção do profissional empreendedor das diversas áreas de formação;
Linha 2: Censo de Pertinência, Formação Profissional e Formação Humana – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem a articulação entre os fatores promotores do censo de pertinências, tais como identidade regional, identidade institucional e responsabilidade social, e suas implicações na formação humana e profissional dos sujeitos;
Linha 3: Tecnologia, Relações Humanas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem os impactos das diversas tecnologias na formação humana e profissional dos sujeitos, bem como nas alterações das relações sociais e de mercado.
Linha 4: Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as correlações entre ações de Responsabilidade Social e de Formação Humana e Profissional para a garantia da sustentabilidade social, econômica e ambiental das comunidades;
Linha 5: Metodologias Ativas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as contribuições das Metodologias Ativas no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, bem como no desenvolvimento do pensamento lógico e de uma percepção crítica e objetiva do mundo.
Políticas de Seção
Editorial
O Editorial enviado para análise deverá sseguir às seguintes normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
OBS .: O Editorial não poderá ultrapassar 5 (cinco) laudas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos
Os artigos enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Conclusão e Referências, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
- Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
OBS .: Os artigos não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios
Os ensaios enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Resultados Esperados e Referências, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
- Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
OBS .: Os ensaios não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
As resenhas enviadas para análise deverão ser constituídas por título da obra, autores, natureza da obra e/ou autor; contribuição da obra para a área da educação; apresentação e análise das partes, descrição e análise das seções ou capítulos da obra; e indicação do público alvo da obra, seguindo as normativas:
- Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
- Para citações – NBR 10520/2002;
- Para as referências - NBR 6023/2002;
Obs : As resenhas não poderão ultrapassar 2 (duas) laudas.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Apresentação
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Expediente Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por um ou dois revisores, com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho, e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os trabalhos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.
Os trabalhos submetidos à avaliação serão analisados em um prazo máximo de 30 dias.
A equipe de avaliadores será escolhida considerando os profissionais de relevante atuação no cenário científico e educacional brasileiro, das diversas áreas do conhecimento.
Periodicidade
A Revista CNEC Educação terá periodicidade semestral, sendo publicada após o fechamento da edição.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...