Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista CNEC Educação é uma iniciativa da Mantenedora da Rede CNEC, alinhada às políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como aos seus diferenciais competitivos.

Sua Missão é difundir a produção científica e cultural das Instituições de Ensino Superior da Rede CNEC, bem como de outras IES parceiras, evidenciando trabalhos de expressiva relevância acadêmica, e que estejam alinhados aos seus diferenciais – Censo de Pertinência; Sustentabilidade; Empreendedorismo; Tecnologia; e Metodologias Ativas.

O objetivo principal da Revista CNEC Educação é fomentar a produção científica e cultural de toda a comunidade acadêmica, possibilitando a transferência dos saberes oriundos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em atendimento aos interesses estratégicos da IES e, também, às demandas sociais de cada região onde a CNEC está inserida.

Para a presente revista, serão aceitos trabalhos nas formas de :

  • Artigos – Artigos completos de pesquisas já realizadas;
  • Ensaios de Pesquisa – Texto preliminar de pesquisas em andamento;
  • Resenhas – Resenhas de livros já publicados.

A Revista CNEC Educação analisará, prioritariamente, trabalhos alinhados às áreas temáticas dos programas de pesquisa e extensão definidos pelos cursos de graduação e pós-graduação de suas Instituições de Ensino Superior – IES, articulados aos seus diferenciais competitivos, que norteiam as políticas institucionais previstas no seu Plano de desenvolvimento Institucional - PDI.

Desta forma, o Conselho Editorial buscará evidenciar os trabalhos acadêmicos que evidenciem estudos ou experiências nas seguintes linhas editoriais:

Linha 1: Empreendedorismo e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, focados na construção do profissional empreendedor das diversas áreas de formação;

Linha 2: Censo de Pertinência, Formação Profissional e Formação Humana – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem a articulação entre os fatores promotores do censo de pertinências, tais como identidade regional, identidade institucional e responsabilidade social, e suas implicações na formação humana e profissional dos sujeitos;

Linha 3: Tecnologia, Relações Humanas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem os impactos das diversas tecnologias na formação humana e profissional dos sujeitos, bem como nas alterações das relações sociais e de mercado.

Linha 4: Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as correlações entre ações de Responsabilidade Social e de Formação Humana e Profissional para a garantia da sustentabilidade social, econômica e ambiental das comunidades;

Linha 5: Metodologias Ativas e Formação Profissional – Estudos ou experimentos, de relevância acadêmica, que abordem as contribuições das Metodologias Ativas no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, bem como no desenvolvimento do pensamento lógico e de uma percepção crítica e objetiva do mundo.

 

Políticas de Seção

Editorial

O Editorial enviado para análise deverá sseguir às seguintes normativas:

  •  Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
  • Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
  • Para citações – NBR 10520/2002;
  • Para as referências - NBR 6023/2002;

OBS .: O Editorial não poderá ultrapassar 5 (cinco) laudas.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os artigos enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Conclusão e Referências, seguindo as normativas:

  • Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
  • Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
  • Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
  • Para citações – NBR 10520/2002;
  • Para as referências - NBR 6023/2002;

OBS .: Os artigos não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Os ensaios enviados para análise deverão ser constituídos por Título do Trabalho, Autores, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Corpo do Texto, Resultados Esperados e Referências, seguindo as normativas:

 

 

 

  • Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
  • Para a numeração progressiva – NBR 6024/2012;
  • Para a produção do resumo – NBR 6028/2003;
  • Para citações – NBR 10520/2002;
  • Para as referências - NBR 6023/2002;

OBS .: Os ensaios não poderão ultrapassar 15 (quinze) laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas enviadas para análise deverão ser constituídas por título da obra, autores, natureza da obra e/ou autor; contribuição da obra para a área da educação; apresentação e análise das partes, descrição e análise das seções ou capítulos da obra; e indicação do público alvo da obra, seguindo as normativas:

  • Para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho – NBR 14724/2011;
  • Para citações – NBR 10520/2002;
  • Para as referências - NBR 6023/2002;

Obs : As resenhas não poderão ultrapassar 2 (duas) laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Expediente Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por um ou dois revisores, com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho, e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo.  Os trabalhos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

Os trabalhos submetidos à avaliação serão analisados em um prazo máximo de 30 dias.

A equipe de avaliadores será escolhida considerando os profissionais de relevante atuação no cenário científico e educacional brasileiro, das diversas áreas do conhecimento.

 

Periodicidade

A Revista CNEC Educação terá periodicidade semestral, sendo publicada após o fechamento da edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...