Supervisão escolar e formação continuada na Educação Infantil - Qual a importância da formação continuada para o desenvolvimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil?

Karina Macedo Jardim

Resumo


Ao longo do tempo, a Educação Infantil vem sofrendo transformações acerca de suas concepções. Um marco importante é a sua definição como primeira etapa da Educação Básica, pela Lei 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que passou a compreender este período como parte fundamental do processo educativo. Dessas mudanças surgiu a necessidade de elaborar um currículo que orientasse a prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil. Contudo, ainda existem muitas discussões e divergências sobre o que deve ser ensinado nestas instituições. Sabe-se que as práticas pedagógicas são definidas a partir da formação de cada educador. Neste contexto, a formação continuada se faz necessária dentro das escolas de educação infantil e deve ser um processo contínuo e de longo prazo. O supervisor escolar tem papel de grande relevância neste aspecto, já que possui uma visão integrada do processo educativo e pode oportunizar essa formação através de projetos que envolvam todos os profissionais da Educação Infantil, promovendo discussões, estimulando a pesquisa e incentivando o trabalho em equipe no planejamento de estratégias para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Palavras-chave


Educação Infantil - Formação Continuada - Supervisor escolar - Práticas pedagógicas.

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Referências


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