Análise de Pesquisas em Educação: um enfoque nas políticas educacionais contemporâneas

André Michel dos Santos, Betina Graeff, Francisco Arseli Kern, Marta Von Dentz

Resumo


O presente estudo objetiva abordar epistemologicamente a pesquisa em educação, o processo de investigação científica enfatizando as políticas educacionais contemporâneas. A organização do que se propõe dialogar nesta análise se dará em dois enfoques: primeiramente pretende-se construir uma análise epistemológica acerca das pesquisas educacionais com enfoque histórico; e em seguida, dar-se-á ênfase às pesquisas em políticas educacionais na contemporaneidade. Intenciona-se estabelecer um diálogo epistemológico acerca das pesquisas em educação e, a partir deste, adentrar em questões relacionadas à subárea investigativa das políticas educacionais. A mobilização desta temática permite perceber os desdobramentos e os processos pelos quais tais pesquisas passaram, com respaldo histórico, e ao mesmo tempo, analisar os desafios que se apresentam às políticas educacionais na contemporaneidade. Nessa direção, enfatiza-se que as pesquisas em políticas educacionais evocam preocupações sérias e necessárias, haja vista, estarem cada vez mais, declinando para uma perspectiva competitiva, produtivista, mercadológica e superficial. Enfatiza-se a importância e relevância de se fomentar e retomar a concepção científica e social das pesquisas em políticas educacionais, a busca por objetos bem definidos e formulados; a relação de uma metodologia que seja adequada aos objetivos, a busca de análises densas e fundamentadas que possibilitem o avanço do conhecimento. Enfim, pretende-se neste estudo, ressaltar a importância de se retomar o rigor científico nas investigações direcionadas às políticas educacionais.

Palavras-chave


Epistemologia - Pesquisa em Educação - Políticas educacionais

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisas, n. 113, p. 51-64, julho, 2001.

CORAZZA, Sandra Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Org. Marisa Vorraber Costa. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 103-127.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”?Educação e Sociedade. Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Por que o conflito entre tendências epistemológicas não é falso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (66): 75-80, agosto, 1988.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GATTI, Bernardete A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. RBPAE, v. 28, n. 1, p. 13‑34, jan/abr. 2012.

GATTI, Bernardete A. A construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Série Pesquisa, v. 1, Brasília, 2007.

GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 65-81, julho, 2001.

KRAWCZYK, Nora. A historicidade da pesquisa em políticaeducacional: o caso do Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, n° 12, julho-dez, 2012.

LEAL, Elisabeth Juchem Machado. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contrapontos. Ano 2, n. 5, p. 237-250. Itajaí, maio/ago, 2002.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Tradução Mário Vilela. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LIPOVESTKY, Gilles. Crepúsculo do dever. Coimbra: Almedina, 2010.

MARTINS, Angela Maria. A pesquisa na área de política e gestão da educação básica: aspectos teóricos e metodológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 379-393, maio/ago. 2011.

NETO, João Luiz Horta. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Ibero americana de Educación, Ed. OEI, n.º 42/5 – 25 de abril de 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Trajetória Multicursos