Uma proposta para introduzir o conceito de derivadas

Natasha Roberta Aguiar Lopes, Rossano Evaldt Steinmetz Ribeiro

Resumo


Este trabalho apresenta e analisa uma proposta de ensino para a introdução do estudo de derivadas através de suas aplicações. Tendo como objetivo auxiliar o aluno a formar um conceito amplo e significativo do processo de diferenciação para que possa utilizar estes conhecimentos para resolver problemas. A sequência didática utiliza-se da modelagem matemática como metodologia e fundamenta-se na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Palavras-chave


derivadas - aprendizagem significativa - modelagem matemática - cálculo diferencial.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. 8ª. ed. São Paulo: Artmed, v. I, 2007.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: Contribuições Para o Debate Teórico, Rio de Janeiro, 24, 2001. Disponivel em:

. Acesso em: 19 Setembro 2015.

BARUFI, M. C. B. A Construção/Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral, São Paulo, 1999. Disponivel em:

. Acesso em: 18 Setembro 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Trajetória Multicursos