Fatores de risco para o desenvolvimento de síndrome de Burnout em professores da rede básica

Jociane André de Borba, Zuleika Leonora Schmidt Costa

Resumo


O estresse é um componente na vida de diversos trabalhadores, mas estudos apontam que profissões assistencialistas têm uma propensão maior ao esgotamento, podendo resultar em síndrome de Burnout. Perceber os acontecimentos e utilizar os recursos físicos e psicológicos necessários para lidar com as situações diárias auxiliam os indivíduos a mensurar a relevância, ou não, de tal fato. O estudo tem como objetivo apresentar a análise de pesquisas produzidas sobre as condições de trabalho e saúde dos professores da educação básica, compreendendo o processo educacional e as atividades estressantes da docência e identificar as principais ações que provocam o estresse junto aos professores. Foi realizada uma busca de artigos científicos abrangendo o período de quinze anos, excluindo os artigos que ficaram fora dos critérios de inclusão e analisando os escolhidos, para assim selecionar doze artigos. Os resultados obtidos comprovaram que a síndrome de Burnout está presente em meio aos profissionais da educação do ensino fundamental e colaboram para o afastamento desses profissionais do seu labore, em muitas vezes acontecendo de maneira silenciosa e sem percepção por parte do envolvido. Identificar os sinais do estresse e os seus níveis colaboram com o autoconhecimento do indivíduo, produzindo alertas nos momentos mais críticos e que necessitam de uma atenção específica por parte do profissional. A informação e o acompanhamento desses profissionais é um dos caminhos mais seguros para evitar o afastamento, ou até mesmo a desistência, da profissão.


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