Os três momentos pedagógicos como estruturantes didático pedagógico em uma turma do 2º ano dos Anos Iniciais
Resumo
Os três momentos pedagógicos como estruturantes didático pedagógico, é um recorte do produto educacional apresentado ao programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS que compõem a dissertação Alfabetização Infantil: Uma proposta Metodológica de Investigação Temática a partir de Temas Geradores. A produção foi elaborada a fim de proporcionar aos educadores e educadoras que trabalham com ensino fundamental na etapa da alfabetização, um instrumento didático pedagógico instigador, pautado na Investigação Temática e na metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). De posse do tema gerador escolhido pelos próprios educandos foi realizada a sua vinculação as Competências e Habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Orieta, Viamão/RS com educandos de uma turma do segundo ano do ensino fundamental no ano de 2021. Com o tema gerador as unidades didáticas foram elaboradas através da metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). Os 3MP compreende a problematização inicial do tema, a organização do conhecimento e por último a sistematização do conhecimento. A Investigação Temática aliada com os três momentos pedagógicos possibilitou a reestruturação e a construção do conhecimento desses educandos, assim como da educadora da turma e da pesquisadora, pois foi partindo de um conhecimento de senso comum que foi estruturando um conhecimento mais elaborado, colocando o educando sempre à frente de seu processo de ensino/aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos