Os três momentos pedagógicos como estruturantes didático pedagógico em uma turma do 2º ano dos Anos Iniciais

jeniffer saldanha de medeiros, Viviane Maciel Machado Maurente

Resumo


Os três momentos pedagógicos como estruturantes didático pedagógico, é um recorte do produto educacional apresentado ao programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS que compõem a dissertação Alfabetização Infantil: Uma proposta Metodológica de Investigação Temática a partir de Temas Geradores. A produção foi elaborada a fim de proporcionar aos educadores e educadoras que trabalham com ensino fundamental na etapa da alfabetização, um instrumento didático pedagógico instigador, pautado na Investigação Temática e na metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). De posse do tema gerador escolhido pelos próprios educandos foi realizada a sua vinculação as Competências e Habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Orieta, Viamão/RS com educandos de uma turma do segundo ano do ensino fundamental no ano de 2021. Com o tema gerador as unidades didáticas foram elaboradas através da metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). Os 3MP compreende a problematização inicial do tema, a organização do conhecimento e por último a sistematização do conhecimento. A Investigação Temática aliada com os três momentos pedagógicos possibilitou a reestruturação e a construção do conhecimento desses educandos, assim como da educadora da turma e da pesquisadora, pois foi partindo de um conhecimento de senso comum que foi estruturando um conhecimento mais elaborado, colocando o educando sempre à frente de seu processo de ensino/aprendizagem.


Palavras-chave


Três Momentos Pedagógicos. Investigação Temática. Educandos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Trajetória Multicursos