Formação de Docentes de Computação: relato de experiências realizadas na disciplina de Didática Geral

Sidnei Renato Silveira, Antônio Rodrigo Delepiane de Vit, Guilherme Bernardino da Cunha, Nara Martini Bigolin

Resumo


 Este artigo apresenta um relato de experiências realizadas na disciplina de Didática Geral, ministrada no Curso de Licenciatura em Computação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen/RS. O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil. Durante a realização da disciplina, foram propostas diferentes atividades, compreendendo a reflexão e a prática sobre a Didática. As aulas foram realizadas com base na metodologia ativa de aprendizagem da Sala de Aula Invertida, privilegiando o desenvolvimento de atividades práticas. Além disso, os alunos receberam um feedback individualizado, visando a estimular a participação e aumentar as chances de aprendizado. Entre as atividades propostas, destacam-se a construção de planos de aula e instrumentos de avaliação, além de que cada aluno deveria gravar uma videoaula como trabalho final da disciplina. 

Palavras-chave


Educação a Distância. Didática. Sala de Aula Invertida. Feedack.

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