Formação continuada de EJA na região de Cruz Alta - RS

Odilon Stramare, Rejane da Silveira Several

Resumo


Este trabalho é um recorte de pesquisa mais ampla, que olha a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Estado do Rio Grande do Sul onde encontraram-se professores da EJA para formações pedagógicas. Partindo deste primeiro movimento, organizou-se, sob o olhar da Pesquisa qualitativa, um questionário, que foi respondido por adesão, em diferentes municípios do estado e que visava compreender, entre outros aspectos, perspectivas da formação continuada de educadores da EJA. Como principais resultados do encontro de Cruz Alta, destaca-se que os professores indicam a necessidade de mais ações de Formação.

Palavras-chave


EJA; Formação Continuada; Pesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

DRESCH, N. L.; Formação continuada de professores de jovens e adultos. Currículo da formação de professores para a EJA. 2002. (Seminário). Faculdade de Educação - UFRGS

GARCIA, Regina & ALVES, Nilda. Conversa sobre pesquisa. In. Professora Pesquisadora. Maria Teresa Estéban & Edviges Zaccur. RJ: DP&A, 2002.

JATOBÁ, A. L. P. et al. Escola Pública: espaço de compromisso ético. In: Salto para o futuro – Educação de jovens e adultos. Brasília, v. 10, p. 89-96, 1999.

MINAYO, Maria C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2010.

MORIN, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed., São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000

NOVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.) Os professores e a sua formação. 2.ed. Portugal: Dom Quixote, 1995.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. La cultura escolar en la sociedad neoliberal. Madrid: Morata, 1995.

PERRENOUD, PHILIPPE. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SANT' ANNA. Sita Mara Lopes. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado). Curso de Pós – Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

SCHON, Donald. Educando o professor reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOARES, Leôncio José Gomes. O educador de jovens e adultos: um estudo sobre a habilitação de EJA dos cursos de pedagogia do país. IN: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, 2008

TARDIFF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Trajetória Multicursos