O BRINCAR COMO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Carolina Fraga de Melo, Eduardo Rangel Ingrassia

Resumo


O brincar como propulsor do desenvolvimento na Educação Infantil apresenta como foco a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças inseridas nas escolas de Educação Infantil, estabelecendo uma relação com o papel do professor como um mediador na construção diária do desenvolvimento infantil, bem como a apoio nos brinquedos brincadeiras como recursos de aprendizagem, visando estimular a criatividade, imaginação, interação, coordenação motora, exploração de espaços, dentre tantas e importantes descobertas. A metodologia brincante nas escolas deve ser o ponto de partida para prática pedagógica, tanto para os planejamentos dos professores, quanto para as crianças, garantindo o direito de aprender e se desenvolver, pautados no Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se, que configuram os direitos de aprendizagem para Educação Infantil em todo território nacional. A brincadeira deve ser algo “comum”, rotineira na vida das crianças, seja na escola ou em família, oportunizando a comunicação, expressão e interação entre as próprias crianças, as emoções e formas de resolver os conflitos entre si. Desta forma o estudo revela contribuições para a proposta de práticas brincantes, demonstrando sua relevância no processo de ensino e aprendizagem das crianças.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Trajetória Multicursos