TEMA OU SUBCAMPO?: UMA METAPESQUISA SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PÓS- GRADUAÇÃO DO SUL DO BRASIL

Claitiane Aparecida Lopes Almeida, Fabiana Gazzotti Mayboroda, Leandro Forell

Resumo


Este artigo tematizou a produção do conhecimento relacionado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mais especificamente, procuramos compreender as relações e disputas existentes a partir das metodologias, dos objetos de pesquisa e dos grupos de orientações nas produções acadêmicas estudadas. Para dar conta desta expectativa de pesquisa, pautamos nosso estudo na teoria do campo de Pierre Bourdieu. Nesse sentido, apresentamos nosso problema de pesquisa: Quais são as disputas relacionadas ao AEE instauradas dentro do campo científico? Para responder este problema, utilizamos de uma meta pesquisa, método definido pela busca em observar de forma analítica as pesquisas presentes nas produções acadêmicas. O texto está organizado em cinco seções, uma breve introdução, a construção histórica desta temática, o processo metodológico, as dificuldades em caracterizar o AEE como subcampo e a análise do AEE como temática subversiva. Em nossas reflexões percebemos, que nossas expectativas de encontrar tais disputas dentro do suposto subcampo do AEE tornam-se frustradas, tendo em vista que nas investigações não foi possível evidenciar tal confronto previsto pela teoria bourdiesiana. Dessa forma, interpretamos o AEE como temática dentro do subcampo da inclusão escolar. Neste sentido, os resultados deste estudo apontam para a relevância em procurar compreender as relações e disputas instauradas no campo científico, a respeito da temática do AEE dentro do subcampo da inclusão.


Palavras-chave


Palavras-Chave: Inclusão Escolar. Atendimento Educacional Especializado. Relações e Disputas.

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