Reflexões acerca da formação permanente de professores da Educação Infantil
Resumo
RESUMO: O presente artigo foi criado a fim de discutir acerca da formação permanente de professores, considerando inicialmente os aspectos legislativos e sua caminhada diante da sociedade na qual nos encontramos inseridos, passando por diferentes fases de acordo com as necessidades de cada período histórico, sendo que a formação permanente de professores só se fez presente a partir das legislações da atualidade. Discutiu-se acerca dos principais conceitos propostos por nomes importantes, dando ênfase nas atividades desenvolvidas com a educação infantil bem como sua importância e plenitude diante de experiências concretas que permeiam o fazer pedagógico. Em um terceiro e último momento, discutiu-se um trabalho prático desenvolvido em uma escola de Educação Infantil, diante ainda do contexto da atual pandemia da Covid-19, que veio a propor ainda mais desafios aos docentes da atualidade, sendo necessário redescobrir-se e adaptar-se a algo novo e inteiramente desconhecido. O objetivo do presente trabalho é realizar uma reflexão unindo aspectos legislativos, teóricos e práticos, que levam a nós, inseridos no mundo da educação, a pensar a ação do dia-a-dia de um patamar diferenciado, visto que o professor da atualidade não pode jamais parar e considerar-se pronto, em nenhum momento de sua carreira. Ser professor é ter consciência da necessidade de permanecer em constante modificação, aprimoramento e procura, é ter consciência de que somos seres inacabados e para dar conta da demanda da atualidade não será possível permanecer estático, vistas a acompanhar o processo de evolução de um mundo em constante movimento.
Palavras-chave: Formação Permanente. Legislação. Dialogicidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. Disponível em: < http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014>. Acesso em: 02 abr. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de agosto de 1971. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de-1971-lei-5692-71. Acesso em: 03 abr. 2021.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução de Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.: Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2013
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não- Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Cortez, 1993).
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios.Paz e Terra, São Paulo, 2015.
FOCHI, P. Afinal o que os bebês fazem no berçário?. Porto Alegre, Penso, 2015.
GATTI. Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol. 13, n. 37, jan./abr.2008.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010
LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente.São Paulo, Cortez, 2010.
NÓVOA.A , Formação de professores e a profissão docente. In:Nóvoa,(coord.)Os professores e sua formação.2 edição.Lisboa. Dom quixote, 1995.
STRECK.E.R;JAIME.J.Z;EUCLIDES.R.; Dicionário Paulo Freire, São Paulo,autêntica, 2019.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: educa,1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Trajetória Multicursos