Reflexões acerca da formação permanente de professores da Educação Infantil

Pablo Silveira, Alice Pisoni, Liamar Stela Bianchini, Viviane Maciel Machado Maurente

Resumo


RESUMO: O presente artigo foi criado a fim de discutir acerca da formação permanente de professores, considerando inicialmente os aspectos legislativos e sua caminhada diante da sociedade na qual nos encontramos inseridos, passando por diferentes fases de acordo com as necessidades de cada período histórico, sendo que a formação permanente de professores só se fez presente a partir das legislações da atualidade. Discutiu-se acerca dos principais conceitos propostos por nomes importantes, dando ênfase nas atividades desenvolvidas com a educação infantil bem como sua importância e plenitude diante de experiências concretas que permeiam o fazer pedagógico. Em um terceiro e último momento, discutiu-se um trabalho prático desenvolvido em uma escola de Educação Infantil, diante ainda do contexto da atual pandemia da Covid-19, que veio a propor ainda mais desafios aos docentes da atualidade, sendo necessário redescobrir-se e adaptar-se a algo novo e inteiramente desconhecido.  O objetivo do presente trabalho é realizar uma reflexão unindo aspectos legislativos, teóricos e práticos, que levam a nós, inseridos no mundo da educação, a pensar a ação do dia-a-dia de um patamar diferenciado, visto que o professor da atualidade não pode jamais parar e considerar-se pronto, em nenhum momento de sua carreira. Ser professor é ter consciência da necessidade de permanecer em constante modificação, aprimoramento e procura, é ter consciência de que somos seres inacabados e para dar conta da demanda da atualidade não será possível permanecer estático, vistas a acompanhar o processo de evolução de um mundo em constante movimento.

Palavras-chave: Formação Permanente. Legislação. Dialogicidade.


Palavras-chave


Formação Permanente. Legislação; Dialogicidade

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