Práticas corporais de movimento e literatura infantil: duas potências em prol da ludicidade da ludicidade na Educação Infantil
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
ANDRADE FILHO, N. F.; SILVA, R.; FIGUEIREDO, Z. C. C. O brincar/jogar como fenômeno transicional na construção da autonomia e da identidade da criança de zero a seis anos. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 75-90, jan. 2006.
ARROYO, L. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1988.
BECKER, C. D. História da literatura infantil brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
BEZERRA, A. S. et al. O brincar na infância e o professor de educação física. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.1, mar/2014
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. 2ª edição. São Paulo: editora Brasiliense, 2010. 80 p.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UNB, 1994.
COSTA, M. T. M. S.; SILVA, D. N. H.; SOUZA, F. F. Corpo, atividades criadoras e letramento. São Paulo: Summus, 2013.
ESCARIÃO, A. D. Oralidade em práticas lúdicas na Educação Infantil. João Pessoa, 2019. 218 F. Tese (Doutorado) - UFPB/CCHLA.
FERREIRA, V. S. Conceituando a ludicidade e o brincar. In: LIMA, Caroline Costa Nunes; et al. A ludicidade e a pedagogia do brincar [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
FONSECA, A. C.; FARIA, E. C. G. V. Práticas corporais infantis e currículo – Ludicidade e ação no cotidiano escolar. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da (organizadores). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, J.B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’ Água, 1997.
FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender. O resgate da cultura infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
GREGORIN FILHO, J. N. Literatura Infantil: Múltiplas linguagens na formação de leitores. Editora Melhoramentos Ltda: São Paulo - Edição Digital Junho de 2012. 87 p.
JARDIM, M. F. Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil. In: SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. 6ª edição. Editora Ática. 2007: 186p.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
LEFEBVRE, M-J. Estrutura do discurso, da poesia e da narrativa. Coimbra: Almedina, 1975.
MACÊDO, L. C. A infância resiste à pré-escola?. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
MAGALHÃES, L. C.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1984. (Ensaios;82)
MARTINS FILHO, A. J. Olhares Investigativos sobre as crianças: o brincar e a produção da cultura infantil. Revista Momento Diálogos na Educação, Rio Grande, 19 (1): 89-104, 2010.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Infantil: construindo o movimento na escola. 5ª Edição. São Paulo: Phorte, 2005. 140 p.
MIRANDA. S. Oficina de ludicidade na escola [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2016.
NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. Corpo em movimento na Educação Infantil. 1ª edição. São Paulo: Cortez: 2012. 192 p.
OLIVEIRA, Z. M. R. Currículo na Educação Infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica. In: SANTOS, Marlise Oliveira dos; RIBEIRO, Maria Izabel Souza. (org). Educação Infantil: os desafios estão postos. E o que estamos fazendo?. Salvador: Sooffset, 2014. 296 p.
PINTO, F. M., BASSANI, J. J., VAZ, A. F. Sentidos das práticas corporais fora da escola para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 4, p. 909-923, out./dez. 2012.
RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes. 1ª edição, 2012.
RUSSEF, I. A infância no Brasil pelos olhos de Monteiro Lobato. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org). História social da infância no Brasil. Cortez Editora: 3ª edição revista e ampliada. São Paulo: SP, 2001.
SANDRONI, L. De Lobato à década de 1970. In: SERRA, Elizabeth D’Angelo(org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras / Associação de Leitura do Brasil, 1998.
SARAIVA, J. A. Literatura e alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 238 p.
SILVA, A. M. Entre o corpo e as práticas corporais. Rev. ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, Edição Especial, v.10, n.1, p.5-20, jan/jun 2014.
SILVA, E.T. da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4.ed. São Paulo: Cortez, 1987.
SILVA, M. R. Ludicidade [recurso eletrônico]. Curitiba: Contentus, 2020. 77p.
SILVA, M. R. “Exercícios de ser criança” - o corpo em movimento na Educação Infantil. In: ARROYO, Miguel G.; SILVA, Mauricio Roberto da (organizadores). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ZILBERMAN, R. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 2a ed. São Paulo: Ática, 1984.
ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1987.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Trajetória Multicursos