TREINANDO E ESTUDANDO PUNHOBOL: A difícil tarefa de conciliar esporte e escola para praticantes de um esporte de rendimento na cidade de Novo Hamburgo

Leandro Forell, André Luis da Silva

Resumo


RESUMO

A difícil tarefa de conciliar esporte e escola na juventude e entender como este processo funciona associando-o a escolarização é, de certa forma, desafiador. Este artigo, fruto do resultado de uma dissertação de mestrado, estudo buscou discutir a relação entre a escolarização e o treinamento de crianças e jovens, procurando entender quais são as tensões produzidas entre a escola e as entidades formadoras de atletas e esses sujeitos. Compreender a configuração dessas relações pode, de certa maneira, auxiliar no entendimento de como cada instituição pode agir a fim de buscar uma forma de auxiliar esses jovens em suas vivências escolares e esportivas.. Este estudo foi realizado em um clube da cidade de Novo Hamburgo, em meio a pandemia de Covid-19[1], em 2020, com atletas das categorias adulto masculino e feminino, os quais foram entrevistados e suas respostas analisadas, a fim de discutirmos esta relação entre esporte e escola na juventude. Percebemos que a relação da família, assim como de amigos e do clube é fundamental para que estes jovens atletas consigam conciliar estas duas exigências. Este estudo qualitativo não busca responder perguntas, mas sim acrescentar problematizações acerca do treinamento esportivo entre os jovens e sua escolarização, e de que maneira eles lidam com estas duas exigências, buscando promover discussões importantes que visam auxiliar instituições de ensino e equipes de competição.

 

[1] Pandemia que se iniciou na China e que afetou segundo a Organização Mundial da Saúde mais de 200 países desde dezembro de 2019.


Palavras-chave


Palavras-chave: Estudante-atleta. Treinamento. Escolarização.

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