Inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino médio: desafios e possibilidades

Fabiana Gazzotti Mayboroda, Luciana Machado Noronha, Claudia Odiléia Müller

Resumo


Este artigo buscou investigar como são estabelecidos e desenvolvidos os processos educacionais para alunos com DI no primeiro ano do EM de uma escola estadual do município de NH/RS. Para tanto, toma como objeto empírico entrevistas semiestruturadas com os docentes das quatro áreas do conhecimento que atendem os sujeitos da instituição escolhida. Ao longo do estudo, percebeu-se um número significativo de alunos diagnosticados com tal deficiência. Estes índices serviram para ressaltar a importância e a necessidade da ampliação dos estudos na área da inclusão. Evidenciou-se que os professores apresentam muitas dificuldades em trabalhar com estes sujeitos. O estudo fundamentou-se na perspectiva de que incluir não significa apenas abordar os conteúdos de forma igual a todos e/ou construir uma avaliação com olhar diferenciado. Entende-se a inclusão enquanto um processo realizado em equipe, para que se possa pensar na criação de novas formas de ação diante das limitações e características individuais de cada um.


Palavras-chave


Deficiência Intelectual. Planejamento. Atendimento Educacional Especializado. Ensino-Aprendizagem.

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