As principais dificuldades e transtornos de aprendizagem ao iniciar a etapa da alfabetização

Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia, Joice Lidiane Wildner

Resumo


O presente texto foi escrito a partir da proposta de elaboração de um ensaio acadêmico para o Curso de Pedagogia. O mesmo busca conhecer algumas dificuldades e transtornos de aprendizagem que os alunos podem apresentar ao ingressar no Ensino Fundamental quando inicia o processo de alfabetização. Além de conhecer um pouco mais sobre a temática, o presente estudo traz algumas das experiências e disciplinas que se tornaram relevantes durante o curso de Pedagogia, bem como, pensar sobre as prospecções futuras enquanto pedagoga.


Palavras-chave


Dificuldades de aprendizagem. Transtornos de Aprendizagem. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização

Texto completo:

PDF

Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM 5). 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CHABANE, Jean-Luc. Dificuldades de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. São Paulo: Ática, 2006.

COLL, César. Psicologia e Currículo: Uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 3 ed. São Paulo: Ática, 1998.

DÉDA, Marta Verônica Santana. Dificuldades de aprendizagem na alfabetização infantil. Disponível em: http://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_9.pdf . Acesso em: 14 de set. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

NOVAES, M. Helena. Psicologia escolar. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 1970.

OLIVEIRA, Rosane Machado de. A importância de analisar as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar-dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia e transtorno de déficit de atenção (TDAH). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 1, Vol. 16, p. 492-521, março de 2017. Disponível em: http://nucleodoconhecimento.com.br/educação/dislexia-disgrafia-disortografia . Acesso em: 27 de out. 2019.

PAVIANI, Jayme. O ensaio como gênero textual. In: AZEVEDO, Tânia Maris de; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Universo acadêmico em gêneros discursivos. Caxias do Sul: EDUCS, 2010.

PETROLINO, Ana Paula da Silva. Dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://ufrgs.br/ceme/uploads/1382039595-monografia_Ana_Paula_da_Silva_Petrolino.pdf . Acesso em: 15 de set. 2019.

SADOVSKI, Patricia. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010.

SANTOS, Nilza Maria dos. Problematização da dificuldades de aprendizagem. Londrina/PR, 2009. Disponível em: http://diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2320-8.pdf . Acesso em: 15 de set. 2019.

SILVA, Carlos Alberto. Leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas de Olinda/PE. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. V. 9. n 1. p. 57-74. Asunción, jul. 2013. Disponível em: http://scielo.iics.una.py//scielo.php?script=sci_arttext+&pid=s2226-40002013000100005〈=pt . Acesso em: 19 de set. 2019.

SILVA, Eduardo Jorge Custódio da. Transtornos do déficit de atenção com hiperatividade em adolescentes. Adolescência & Saúde. Vol. 2, n. 2, junho 2005. Disponível em: http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/adolescenciaesaude.com/pdf/v2n2a06.pdf. Acesso em: 23 de mar. de 2020.

SILVA, Roberta Ferreira da. Dificuldades de aprendizagem: o papel da escola e da família. 2010. Monografia (Pós-graduação) – Universidade Candido Mendes, Instituto a Vez do Mestre, Rio de Janeiro. Disponível em: http://avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/B001943.pdf . Acesso em: 20 de mar. de 2010.

ZITKOSKI, Jaime José. Paulo Freire & a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.

ZUCCHI, Bianca Barbagallo. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: teoria, conceitos e uso de fontes. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Trajetória Multicursos