Relação família e escola: uma parceria significativa

Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia, Ester da Silva Ferreira

Resumo


O texto a seguir trata-se de um ensaio acadêmico do Curso de Pedagogia EAD. Neste, foi desenvolvida a temática da “Relação família e escola” e objetiva-se analisar a parceria entre a família e escola, visando mostrar as contribuições de como essa relação pode trazer melhorias para a educação. Neste sentido, inicialmente, é desenvolvido um referencial teórico em relação ao assunto em questão e, se tratando de um ensaio, traz relato pessoal sobre as vivências durante o curso de Pedagogia e a relação com o tema escolhido, além dos principais motivos para a escolha da graduação em Pedagogia.


Palavras-chave


Família. Escola. Parceria. Ensaio Acadêmico.

Texto completo:

PDF

Referências


BOCK, Ana Mercês Bahia (et alii). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

CONTE, Sueli. Bastidores de uma escola: entenda por que a interação entre a escola e a família é imprescindível no processo educacional. São Paulo: Gente, 2009.

CORTELLA, 2016 Entrevista à Revista ISTO É: Disponível em:https://istoe.com.br/mario-sergio-cortella-vivemos-num-momento-incomodo-que-pode-levar-reinvencao/ Acesso em29 de Abril de 2020.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Shirley Lopes. SILVA, Shirley Angela. A expectativa dos alunos da EJA com relação à educação para o trabalho. Recife. Universidade Federal do Pernambuco, 2011.

LOPES, C. S. (2000). Violência e trabalho escolar. Teoria e Prática da Educação, 3(6), 91-113.

MARCELLI, Daniel. COHEN, David. Infância e Psicopatologia. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAROLIN, Isabel. Professores Formadores: A relação entre a Família, a Escola e a Aprendizagem. 1ª Ed. 04/2010 Pulso Editorial

PRESTES, M. L. M. A pesquisa e a construção do conhecimento científico. 3ed. São Paulo: Respel, 2007.

OLIVEIRA, A. F. Políticas públicas educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F.; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. (Orgs). Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiás: PUC, 2010.

OSÓRIO, Luiz Carlos. Família hoje, 1 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

REIS, Risolene Pereira. Relação família e escola: uma parceria que dá certo. Mundo Jovem: um jornal de ideias. p. 06. Ano XLV –n° 373 - Fevereiro de 2007

SOUZA, M. A. Intervenção psicoterapêutica em meninos agressivos escolares como prevenção de comportamento transgressor futuro. Psicologia: Teoria e Prática, 3(2), 2001, 21-35.

SZYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola. 2ª Ed. Brasília: Líber Editora, 2009.

ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: Parceria com os pais. São Paulo: Editora Record, 2002


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Trajetória Multicursos