A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DE CAPÃO DA CANOA-RS

Gabriel Zarpellon Vasconcellos, Mariusa Warpechowski

Resumo


O avanço e constante desenvolvimento da Informática e seus recursos, torna cada vez mais precoce o contato dos jovens com a tecnologia. Fato esse, que proporciona o espaço para a inserção de um profissional dentro desta realidade e assim surgem as Licenciaturas em Computação e Licenciaturas em Informática, que objetivam formar profissionais qualificados e capacitados para atuar na área do ensino. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a atuação do profissional de informática dentro das escolas. Para isso, foi feita uma pesquisa, através de um questionário, com três professores do município de Capão da Canoa-RS. O questionário também foi respondido por três técnicos em informática que atuam como professores no mesmo município, o que possibilitou o estabelecimento de dois perfis de profissional. Através dos resultados, foi possível constatar que os profissionais de informática atuam nas escolas como professores, sob o cargo de Instrutores de Informática, dentro de laboratórios de informática e com o uso de computadores. Apesar de não existir uma disciplina de Computação nas escolas, todos os professores desenvolvem conteúdos de Ensino da Computação, estando dentre os mais trabalhados a Lógica de Programação, Algoritmos e Programação. As aulas são planejadas pelo próprio profissional, embora, durante a aplicação de algumas aulas, professores de outras disciplinas ainda encontrem espaço para trabalhar em conjunto com o professor de informática, confirmando a existência da interdisciplinaridade, que é um dos focos do perfil do egresso do curso de Licenciatura em Informática.

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