A Utilização de Repositórios de Objetos de Aprendizagem por Professores das Escolas de Capão da Canoa

Josuel Machado de Quadros, Mariusa Warpechowski

Resumo


Nos últimos anos a tecnologia cresceu rapidamente, mudando de forma significativa o modo como as pessoas buscam informação. As escolas e seus profissionais, percebendo isso, tentam se adaptar a essas transformações, porém é necessário que essas informações sejam cuidadosamente escolhidas, principalmente quando se trata de educação. Na Web existem diversos conteúdos educacionais, disponibilizados através de diferentes mídias, como vídeo, texto, imagens, áudio, entre outros. Estes conteúdos são muitas vezes disponibilizados em forma de “Objeto de Aprendizagem”, e com tantos objetos educacionais disponíveis, torna-se indispensável a utilização de uma ferramenta que os armazene e disponibilize. Para isso, foram criados os “Repositórios de Objeto de Aprendizagem”, que é o tema desse trabalho. No atual cenário da educação é de extrema importância analisar com cuidado o contexto escolar, como dificuldades encontradas pelos docentes, características das escolas e outros aspectos. Dessa forma, para que se atinjam os resultados desse estudo de caso foi utilizado o método de pesquisa qualitativo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, pois essa técnica permite abranger muitos entrevistados, por sua fácil aplicação e teve como público-alvo professores das escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Capão da Canoa. Os professores foram selecionados de acordo com a localização na escola a qual trabalham e com sua disponibilidade. Ao final dos convites, obteve-se a participação de 50 professores de oito escolas.


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