A inteligência artificial e a educação superior online

Liane Broilo Bartelle

Resumo


 Os avanços tecnológicos adentram em diversas áreas da economia, bem como o segmento educacional. Visto isto, novas tecnologias surgem para trazer praticidade, agilidade e modus operandi personalizado ao ambiente em que estão inseridas. Dentre elas, temos a Inteligência Artificial, que é um dos campos da Ciência da Computação que objetiva a criação de máquinas inteligentes, e que tem seu surgimento relativamente recente, ou seja, por volta da década de 1950. Logo, este artigo investiga o tema: Inteligência Artificial e a sua atual conexão com a Educação Superior Online Brasileira, através de uma pesquisa exploratória, embasada em uma pesquisa bibliográfica com caráter qualitativo, a fim de compreender o que é a Inteligência Artificial e de que maneiras ela está integrada ao ambiente educacional brasileiro, primordialmente nas plataformas de ensino e aprendizagem digitais virtuais. Deste modo, a pesquisa se centra na utilização desse potencial tecnológico, em uma ecologia comunicativa inteligente, para a promoção de uma educação que seja de fato personalizada com base nos interesses e comportamentos dos discentes.


Palavras-chave


Inteligência Artificial. Educação Online. IA.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, T. M. de; LUA, I. O trabalho mudou-se para casa: trabalho remoto no contexto da pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Saúde Ocup., n. 46, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/LQnfJLrjgrSDKkTNyVfgnQy/. Acesso em: 24 ago. 2021.

BACICH, L.; NETO TANZI, A.; TREVISANI, F.de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Superior a Distância. Portal MEC, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia. Acesso em: 24 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: saiba quais medidas o MEC já realizou ou estão em andamento. Brasília-DF, 25 mar. 2020. Disponível em: portal.mec.gov.br/component/content/article?id=86791. Acesso em: 24 ago. 2021.

BRASIL. Diário Oficial da União. Portaria 2.117/2019, de 6 de dezembro de 2019. Publicado em: 11 dez. 2019, Edição: 239, Seção: 1, Página: 131. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 24 ago. 2021.

DI FELICE, M. Redes digitais e significados da crise do Ocidente. Entrevistador: Marcella Schneider. Paulus - Revista de Comunicação da FAPCOM, v. 1, n. 1, 1º semestre, p. 125 - 142, 2017. Disponível em: www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002831510.pdf. Acesso em: 23 ago. 2021.

FERNANDES, A. M. da R. Inteligência artificial: noções gerais. Florianópolis: Visual Books, 2003.

FLORIDI, L. Ser humano e inteligência artificial: os próximos desafios do onlife. Entrevistador: La Ricerca. Instituto Humanista Unisinos, 28 out. 2020. Disponível em: www.ihu.unisinos.br/78-noticias/604136-ser-humano-e-inteligencia-artificial-os-proximos-desafios-do-onlife-entrevista-com-luciano-floridi. Acesso em: 24 ago. 2021.

GAVIDIA, J. J. Z.; ANDRADE, L. C. V. de. Sistemas tutores inteligentes. Orientador: Inês Dutra. TCC (Pós-Graduação) - Inteligência Artificial do Programa de Pós-Graduação da COPPE - Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: https://cos.ufrj.br/~ines/courses/cos740/leila/cos740/STImono.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

HARARI, Y. N. Homo deus. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

HARARI, Y. N. O futuro da educação - Yuval Noah Harari e Russell Brand - Penguin Talks. Youtube, 2019. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021.

KAUFMAN, D. Inteligência artificial: repensando a mediação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p. 66742-66760, set. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16372/13390. Acesso em: 25 ago. 2021.

LEE, K.-F. Inteligência artificial: como os robôs estão mudando o mundo, a forma como amamos, nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

LUGER, G. F. Inteligência artificial. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 25 ago. 2021.

NEVES, K. de O. G.; MAGALHÃES NETTO, J. F.; FERREIRA, R. G. da S. Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Chatbot como facilitadores do Processo de Ensino e Aprendizagem de Biologia. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e56410515386, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15386. Acesso em: 20 set. 2021.

PALOMINO, C. E. G. Modelo de sistema tutorial inteligente para ambientes virtuais de aprendizagem baseado em agentes. Dissertação (Mestrado em em Ciências da Computação) - Departamento de Informática e Estatística Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 92, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101098. Acesso em: 26 ago. 2021.

POZZEBON, E.; FRIGO, L. B.; BITTENCOURT, G. Inteligência artificial na Educação universitária: quais as contribuições? Revista do CCEI, Editora da Urcamp, v. 8, n.13, p. 34-41, 2004.

ROLIM, V. B.; MELLO, R. F. L. de; COSTA, E. de B. Utilização de Técnicas de Aprendizado de Máquina para Acompanhamento de Fóruns Educacionais. RBIE, v. 25, n. 3, p. 112 - 130, 2017.

ROSA, G. S. da. Gamificando a aprendizagem de gêneros textuais. In: Schlemmer, Eliane et al. O habitar do ensinar e do aprender onlife: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

SCHLEMMER, E. AVA: Um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. Tese (Doutorado em informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 318, out. 2002. Disponível: https://gpedunisinos.files.wordpress.com/2009/04/tese_eliane.pdf. Acesso em: 24 ago. 2021.

SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. R de S. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5kXJycPzpBZn6L8cXHRMRVy/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 2021.

SCHLEMMER, E.; BACKES, L.; PALAGI, A. M. M. O habitar do ensinar e do aprender OnLIFE: vivências na educação contemporânea. In: SCHLEMMER, E. et al. (Orgs.). O habitar do ensinar e do aprender OnLIFE: vivências na educação contemporânea. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021.

SILVEIRA, A. C. J. da; VIEIRA JUNIOR, N. A inteligência artificial na educação: utilizações e possibilidades. Revista Interritórios, Caruaru - PE, v.5, n. 8, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/article/view/241622. Acesso em: 25 ago. 2021.

TAVARES, L. A.; MEIRA, M. C.; AMARAL, S. F. do. Inteligência Artificial na Educação: Survey. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 48699-48714, jul. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13539. Acesso em: 25 ago. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Trajetória Multicursos