O LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Roseleia Ferreira Prestes

Resumo


Através do lúdico a criança aprende a comunicar-se com o mundo e consigo mesmo, aceitando os outros, estabelecendo relações sociais, construindo conhecimento e desenvolvendo se integralmente. O lúdico favorece o desenvolvimento da criança em todos os aspectos (cognitivo, físico, psicológico, motor e social). O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da ludicidade na Educação Infantil, e sua contribuição no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizado uma pesquisa bibliográfica documental, como também uma pesquisa de campo descritiva por meio de um questionário, a respeito do tema onde professores ressaltaram a importância da ludicidade no ambiente escolar. O embasamento teórico deste trabalho encontra-se voltado em documentos que salientam o brincar e a ludicidade como fator essencial na construção e desenvolvimento da criança como os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, as Diretrizes Nacionais para a Educação e a Base Nacional Comum Curricular, e uma metodologia pautada na revisão bibliográfica de autores que enfatizam as atividades lúdicas na relação ensino aprendizagem como Lucksi (2005), Moyles (2002, 2006) Kishomoto (1994, 2001, 2005,2008,2011) Rau (2013). Buscou-se através da revisão discutir e analisar os principais estudos acerca da importância dos jogos e do lúdico na Educação Infantil. Através do referencial teórico estudado e a metodologia aplicada neste trabalho é possível perceber que o uso do lúdico e a importância de trabalhar com jogos e brincadeiras nessa etapa favore e contruibui para o desenvolvimento integral do educando.

Palavras-chave


Lúdico. Educação Infantil. Jogos e brincadeiras.

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