O LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, M. T. P. de. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.
Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf . Acesso em:
/12/2020.
BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF.
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso
em 15 dez 2020.
_________ . Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder
Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em:
. Acesso em: 20 dez.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Lei de Diretrizes e Bases
da Educação 9394/96 / Brasília: Mec. Disponivel
em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 01/12/2020
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum
Curricular 2017/Brasília: Mec. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/conselho-nacionalde-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc> Acesso em: 20/10/2020
_________ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do
Desporto, 1v-2v.: il, 1998.
COSTA, S. A formação lúdica do professor e suas implicações éticas e estéticas.
Psicopedagogia online. Educação e saúde mental. Acesso em: Dez 2020.
FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de
pensamento.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, M, T.
(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. c. I. p. 13-
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São
Paulo: Cortez, 2005. 183 p
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e experiências lúdicas: uma abordagem a partir da
experiência interna. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e Ludicidade –
Ensaios 02, GEPEL/FACED/ UFBA, 2002, p. 22-60. Disponível em: www.luckesi.com.br.
Acesso em: 15/11/2020
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e Atividades Lúdicas: uma abordagem a partir de
experiências internas. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2013
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São
Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1992.
MOYLES, Janet. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006. MOYLES, J.R. Só
brincar? O Papel do Brincar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. 200p
Rau, Maria Cristina Trois Dorneles- A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica
[livro eletrônico]/ Maria Cristina Trois Dorneles Rau. – Curitiba: Ibpex, 2013. – (Série
Dimensões da educação)2 Mb ; PDF
Rau, M. C. T. D. (2011). A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba:
Ibpex
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23ª edição. Sao Paulo:
Cortez, 2007
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Trajetória Multicursos