A contribuição do lúdico para educação infantil

João Paulo da Silva Brito

Resumo


A educação infantil tem sido alvo de vários estudos, questionamentos e repercussões no contexto educacional e científico, a importância dos debates das várias característica e peculiaridades em suma demostra a importância da educação em um contexto amplo e necessário a formação cidadã. O presente estudo tem como objetivo compreender a contribuição do lúdico para educação infantil. Em relação à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa de caráter descritivo caracterizado por levantamento bibliográfico de autores como Silva (2015), Santos (2014), Oliveira (2010), Nasser (2010), Lima (2013) entre outros, tendo como critérios de inclusão: Documentos bibliográficos, abordar o tema de ludicidade na educação infantil, os documentos contemplados precisam ser a partir de 2010, são critérios de exclusão: Documentos incompletos ou que não contemplem a referências apropriadas foram utilizados os seguintes descritores: ludicidade, educação infantil, lúdico, importância do lúdico. O presente estudo confluiu-se de contextos teóricos marcantes buscando dados sistematizados em prol da importância do brincar na educação infantil, nesse sentido oportunizou um aprofundamento dos conhecimentos do tema da prática educativa lúdica o qual se mostrou como uma ferramenta facilitadora na educação infantil, que oportuniza metodologias diversificadas por meio das várias ferramentas lúdicas como os jogos, brincadeiras, músicas e dentre outros.


Palavras-chave


Lúdico; Educação infantil; Ensino aprendizagem.

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