Educação Física como possibilidade de Transformação para os Estudantes da EJA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis, Vozes, 2010.
BARROS D.; BARROS, D. Educação Física na Escola Primária. 4º Edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
BETTI, M. Ensino de 1º. e 2º. graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 282-7, 1992.
BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 10, n. 1, p. 73-81, 2002.
BRASIL. Constituição (1988) Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, e dá outras providências. Diário Oficial União: seção 1, Brasília, DF, ano 182, 1º dez. 2003.
BRASIL. Constituição (1988) Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial União: seção 1, Brasília, DF, ano 175, 20 dez.
COSTA, Fábio Soares da; SOUSA, José Carlos de; SANTOS, Andreia Mendes dos. Inclusão das diferenças de forma e aptidão física na EJA: A Educação Física e a educação somática como possibilidades. 2017. Disponível em: . Acesso em 25 de abril de 2019.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenções na escola. 6º edição. Campinhas, Papirus, 2010.
FRANCHI, Silvester. GUNTHER, C. C. Maria. Juvenilização da EJA: repercussões na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 53, p. 209-225, mai., 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 59ª Edição. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 3º Edição. São Paulo: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1998.
FREIRE, P. Pedagogia, diálogo e conflito. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º Edição. São Paulo: Atlas, 2002.
GOLDSCHMIDT FILHO, Francisco; CRUZ, Lucas Lopez da; BOSSLE, Fabiano. Educação Física na EJA: Desafios e possibilidades. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 34, nº 2, p. 117-131, jul./dez., 2016.
HOOKS, Bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí. UNIJUI, 1991.
LEMES, Vanison Batista; BRAND, Caroline; DIAS, Arieli Fernandes; MOREIRA, Rodrigo Baptista; GAYA, Adroaldo Cezar Araujo; GAYA, Anelise Reis. Efeito das aulas de ginástica escolar nos níveis de atividade física: Jump na educação de jovens e adultos (EJA). Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 11, n. 70, s. 1, p. 863-870. jan./dez., 2017.
OLIVEIRA, Cláudio Márcio. Relações entre a Educação Física escolar e a educação de jovens e adultos no interior do colégio brasileiro de ciências do esporte (CBCE): sujeitos, concepções, impasses e perspectivas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 18, n. 39, p. 151-173, set./dez., 2016.
PEREIRA, Ricardo Reuter. Diálogos sobre a Educação Física na educação de jovens e adultos numa perspectiva freireana. 2013. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
RODRIGUES, Gabriel Dias. ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. Perfil de qualidade de vida e atividade física habitual de adultos participantes das aulas de Educação Física da educação de jovens e adultos (EJA). Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. v. 10, n. 62, p. 734-740, nov./dez., 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos