Como o Atletismo está inserido nas Aulas de Educação Física

Danrlei dos Santos Ferreira, Varlei de Souza Novaes

Resumo


Esta pesquisa buscou verificar com base no levantamento de artigos publicados no site Periódicos da CAPES, como o atletismo vem sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física. Foram selecionados 15 artigos publicados entre os anos de 2010 e 2018. Os resultados apontam como o atletismo é de grande importância, pois desenvolve movimentos naturais do corpo humano, infelizmente o atletismo vem sendo deixado de lado nas escolas, devido a falta de materiais e o local adequado para a pratica das modalidades, os estudos apontam que nas escolas o atletismo pode ser desenvolvido através de jogos e brincadeiras de forma lúdica tornando a modalidade mais atraente.

Palavras-chave


o. Esporte. Educação Física. Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. Revista Brasileira Ciência e Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, mai., 2005.

BANDEIRA, M. Formulação de um problema de pesquisa. 2000. Disponível em: . Acesso em:19 agosto 2018.

BARBIERI, C. Educação pelo esporte: algumas considerações para a realização dos jogos do esporte educacional. Movimento. Porto Alegre, ano V, n. 11, 1999.

BELBENOIT, G. O desporto na escola. Lisboa: Estampa, 1976.

BETTI, M. A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998

BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, ago., 2003.

BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CALVO, A. P.; MATTHIESEN, S. Q. Diagnóstico do conteúdo da Educação Física Escolar: o atletismo em foco. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v. 16, n. 164, 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd164/conteudo-da-educacao-fisica-escolar-o-atletismo.htm. Acesso em: 11 ago. 2018.

CANESTRARO, J. de F.; ZULAI, L. C.; KOGUT, M. C. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/872_401.pdf. Acesso em: 12 de agosto de 2018.

COICEIRO, G. A. 1000 Exercícios e Jogos para o Atletismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2005

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

COLL, C et al. Os Conteúdos na Reforma. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; SILVA, E. V. M.; RODRIGUES, L. H.; NETO, L. S.; PONTES, G.; CUNHA, F. A Educação Física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, 2001.

DARIDO, S.C. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FERREIRA, J. A importância da motivação nas aulas de educação física: estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico. Covilhã: Dissertação de Mestrado da Universidade da Beira Interior, 2005.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1989.

FOLLE, A.; POZZOBON, M.; BRUM, C. Modelos de Ensino, Nível de Satisfação e Factores Motivacionais Presentes nas Aulas de Educação Física. Revista de Educação Física/UEM. Paraná, v. 16, n. 2, p. 145-154, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3386/2424. Acesso em Ago. 2018.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153162, 2014.

GARCIA, R. P. A corrida da origem aos nossos dias: estudo sobre a evolução do conceito e do valor da corrida através dos tempos. Universidade do Porto, Tese de Doutorado, Porto. 1990.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo:

Perspectiva, 1971.

IORA, J. A.; MARQUES, C. L. S. O atletismo escolar: proposta de organização de aulas a partir da proposta crítico emancipatória e didática comunicativa. Pensar a Prática, Goiânia, Goiás, v. 16, n. 2, p. 320-618, abr./jun., 2013.

J.C.S. (Org.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos. 1. ed. Florianópolis, Santa Catarina: Editora UDESC, 2015. p. 107-128. (Volume 7).

KUNZ, Elenor. Educação Física ensino e mudanças. Ijui: Unijuí, 1991.

_____. In: KUNZ, E. Transformação didático – pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

_____. In: KUNZ, Elenor (Org.). Didática da Educação Física. Ijuí: Unijuí, 1998.

KUNZ E.; SOUZA, M. Unidade didática 1: atletismo. In: KUNZ, E. (Org.). Didática da educação física 1. 4º ed. Ijuí: Editora Unijuí, p. 19-54, 2006.

LECOT, F.; SILVEIRA, R. O conhecimento do conteúdo atletismo na educação física escolar. Cinergis, Santa Cruz do Sul, edição 15, n 3, p 129-134, jul./set., 2014.

MARIANO, C. Educação física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MARQUES, C. L. da S.; IORA, J. A. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e métodos em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 103-118, abr./jun., 2009.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo para crianças e jovens. Relato de uma experiência educacional na Unesp – Rio Claro. Revista Digital EFDeportes, Buenos Aires, v. 10, n. 83, abr. 2005a.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Fontoura, 2005b.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.

NORONHA, D. P.; FERREIRA, S. M. S. P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CONDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

OLIVEIRA, M. C. M. de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PAIANO, R. Possibilidades de orientação prática pedagógica do professor de educação fisica: situações de desprazer na opinião dos alunos. Revista MacKenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 1, 47-58, 2006.

RANGEL-BETTI, I. R. O que ensinar: a perspectiva discente. Revista Paulista de Educação Física, supl, n.1, v.1, p.26-27, 1995.

RANGEL-BETTI, I. C. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25–31, 1999.

RITTNER, V. Esporte: um meio de integração social. In: MALINA, A.; CESARIO, S. (Org.). Esporte: fator de integração e inclusão social? Campo Grande: UFMS, 2009.

RODRIGUES, I. V. A Importância da prática da Educação Física no Ensino Fundamental I. Portal Educação. 2013.

RONDÔNIA (Estado) Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria Estadual de Ensino Rural. Construindo e utilizando material de Educação Física. Porto Velho: Autor, 1990.

SANTOS, S. M.; MEZZAROBA, C. O. Esporte na escola: discussões e possibilidades em busca de uma pedagogização. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 5., 2011, São Cristovão. Anais... Sergipe: Universidade Federal de Sergipe, 2011.

SENERS, P. Didáctica del Atletismo. Barcelona, INDE Publicaciones,

http://www.inde.com (Aborda o ensino do atletismo em ambiente escolar)

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138 p. Disponível em:

.

Acesso em: 19 agosto 2018.

SOUZA, E. R. O atletismo no Ensino Fundamental: reflexões teóricas e possibilidades pedagógicas. Florianópolis, Santa Catarina: Ed. do Autor, 2014.

SOUZA, E. R.; MATOS, N. C.; ROSA, R. S.; BACKES, A. F.; SOUZA, P. A. O corpo e o jogo na escola: o olhar docente e a teoria vigente. In: NASCIMENTO, J.V; SOUZA, E. R.; RAMOS, V.; ROCHA. 2006.

TAFFAREL, C.N.Z. Criatividade nas aulas de educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

TAYLOR, D; PROCTER, M. The literature review: a few tips on conducting it. University of Toronto Writing Support Site 2007. Disponível em: http://www.utoronto.ca/writing/litrev.html. Acesso em: 04 ago. 2018

UNESCO. Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: Em Direção à Realização das Metas de Desenvolvimento do Milênio. Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz. Nações Unidas, 2003.

VALENZUELA, A. V., et al. Comparación de los enfoques tradicional y ludotécnico sobre la eficacia y la mejora técnica en el atletismo. Motricidad, v. 14, p. 119–133, 2005.

VALENZUELA, A. V. La Iniciación al deporte del atletismo: del modelo tradicional a los nuevos enfoques metodológicos. Revista Kronos, v. 5, n. 9, p. 34–44, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Trajetória Multicursos